Mais de 1,1 mil eleitores em Goiás vão votar com o nome social nestas eleições
21 setembro 2024 às 10h53
COMPARTILHAR
Goiás terá mais de 1,1 mil eleitores que irão votar com nome social nas eleições deste ano. Os dados estão disponíveis na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, são 1.196 eleitores com nome social aptos a votar.
Ao todo, Goiás possui 5.126.435 eleitores aptos nesta eleição. Destes, 1.767 (0,28%) se identificam como transgênero. O número de eleitores com nome social equivale a 0.02% do eleitorado do Estado.
O nome social é o nome pelo qual as pessoas que são transgênero ou não binárias preferem ser chamadas, diferente do nome originalmente registrado em documentos oficiais. Ele representa a identidade de gênero da pessoa, garantindo respeito e dignidade.
O direito de utilizar nome social no título de eleitor é assegurado pelo TSE desde 2018. Com a lei, pessoas transgênero e travestis passaram a poder incluir o nome social no documento. Segundo o TSE, a iniciativa visa garantir o respeito e a dignidade de todos os eleitores, evitando constrangimentos durante o processo de votação.
Nas eleições de 2022, cerca de 37.646 pessoas incluíram a forma que preferem ser chamadas no documento. No período, o número cresceu cerca de 373% em relação a 2018, quando a medida foi instituída pela Corte Eleitoral.
O prazo para incluir nome social no título de eleitor coincide com o fechamento do cadastro eleitoral, que geralmente ocorre 150 dias antes das eleições. Em 2024, o prazo terminou em 8 de maio.
Para incluir o nome social no título de eleitor, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto em um cartório eleitoral ou no site do TSE. O nome social é exibido nas listas de votação e no caderno de votação no dia das eleições com essa mudança.
Leia também
Goiás tem mais de 5 milhões de eleitores aptos a votar neste ano