Mais de 100 barragens em Goiás apresentam nível de criticidade, diz Semad
10 julho 2023 às 18h40
COMPARTILHAR
Ton Paulo e Pedro Moura
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou, nesta segunda-feira, 10, que 107 barragens em Goiás apresentam nível de criticidade que justifica o “acompanhamento mais rigoroso” por parte da pasta, mas que todas já foram vistoriadas por técnicos da Secretaria. A informação vem após um suposto acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Serra Grande, localizada em Crixás.
Ao Jornal Opção, a pasta destacou que existem mais de 40 mil barragens com pelo menos 2 mil metros quadrados de lâmina d’água em Goiás”, e sete mil estão cadastradas no Sistema Estadual de Segurança de Barragens (Seisb).
“O cadastro é obrigatório e estamos em campanha permanente pra convencer os donos a cumprir o dever deles”, concluiu.
Nesta manhã, moradores do município de Crixás foram pegos de surpresa após as sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Serra Grande serem acionadas. O “barulho” provocou tumulto e medo na população, que achou que as paredes do local administrado pela mineradora Anglogold Shanti haviam se rompido.
Após o susto, a mineradora lamentou o que chamou de “acionamento equivocado do sistema de emergência” da barragem Serra Grande. Em nota, a Anglogold Shanti também afirmou que “desde setembro de 2021, a Serra Grande implementou 100% de deposição de rejeito a seco na unidade e, portanto, desde então, não envia mais rejeito em polpa para a barragem”.
“Em caso de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500”, finalizou.
Leia também:
Alarme de barragem em Crixás preocupa moradores; mineradora diz que acionamento foi indevido