Maioria dos brasileiros é contrária às privatizações de empresas estatais

Os simpatizantes do PSDB manifestaram menor apoio às vendas de estatais, 41%, e os seguidores do petismo representam 29%; os apoiadores do PSL são os mais favoráveis

Simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro são os que mais apoiam as privatizações de empresas estatais | Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa realizada na última semana de 2018 pelo Instituto Datafolha mostrou que 60% dos entrevistados são contrários à privatização de empresas estatais e 57% são contrários a redução das leis trabalhistas.

Os pesquisadores revelaram que os simpatizantes do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, é o que mais apoia as privatizações. Dentro desse grupo, 65% estão entre os mais ricos, que ganham acima de dez salários mínimos por mês, com 56% de aprovação.

Os simpatizantes do tucanato manifestam menor apoio à venda, 41%, e os petistas representam apenas 29%.

No geral, 34% dos entrevistados concordam que o governo deve vender o maior número possível de suas empresas. Outros 5% não tem opinião formada e 1% se diz neutro.

A pesquisa foi realizada em 18 e 19 de dezembro e entrevistou 2.077 pessoas em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Alteração nas leis trabalhistas

Sobre as reformas propostas para as leis trabalhistas, 40% dos entrevistados se mostraram a favor da redução das leis, enquanto 57% se dizem total ou parcialmente contra mudanças na legislação.

Entre os que mais condenam as reformas estão os mais pobres, mulheres e moradores das regiões Centro-Oeste e Norte do país. Entre o grupo de apoiadores do petismo, 65% rejeitam mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.