Maioria dos brasileiros é contrária às privatizações de empresas estatais
06 janeiro 2019 às 11h39

COMPARTILHAR
Os simpatizantes do PSDB manifestaram menor apoio às vendas de estatais, 41%, e os seguidores do petismo representam 29%; os apoiadores do PSL são os mais favoráveis

Uma pesquisa realizada na última semana de 2018 pelo Instituto Datafolha mostrou que 60% dos entrevistados são contrários à privatização de empresas estatais e 57% são contrários a redução das leis trabalhistas.
Os pesquisadores revelaram que os simpatizantes do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, é o que mais apoia as privatizações. Dentro desse grupo, 65% estão entre os mais ricos, que ganham acima de dez salários mínimos por mês, com 56% de aprovação.
Os simpatizantes do tucanato manifestam menor apoio à venda, 41%, e os petistas representam apenas 29%.
No geral, 34% dos entrevistados concordam que o governo deve vender o maior número possível de suas empresas. Outros 5% não tem opinião formada e 1% se diz neutro.
A pesquisa foi realizada em 18 e 19 de dezembro e entrevistou 2.077 pessoas em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Alteração nas leis trabalhistas
Sobre as reformas propostas para as leis trabalhistas, 40% dos entrevistados se mostraram a favor da redução das leis, enquanto 57% se dizem total ou parcialmente contra mudanças na legislação.
Entre os que mais condenam as reformas estão os mais pobres, mulheres e moradores das regiões Centro-Oeste e Norte do país. Entre o grupo de apoiadores do petismo, 65% rejeitam mudanças.