Maia confirma que Câmara discutirá posse de armas na volta do recesso parlamentar
25 janeiro 2018 às 22h25

COMPARTILHAR
Presidente da Casa de Leis defendeu mudança no Estatuto do Desarmamento e liberação “respeitosa” à população

Presidente da República em exercício, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) defendeu, durante coletiva de imprensa em Goiânia (GO), a legalização da posse de armas de fogo para a população.
Segundo o democrata, a Câmara Federal deve retomar o debate sobre mudanças no Estatuto do Desarmamento, como parte da pauta de segurança pública prevista para ser debatida na volta do recesso parlamentar.
“A lei do desarmamento trataremos com responsabilidade, não liberando tudo, mas organizando para que depois de cumpridas todas as obrigações, a PF [Polícia Federal] dê de forma respeitosa o direito a posse de arma a cada pessoa”, argumentou.
No entanto, o presidente da Câmara não detalhou como seria feita a legalização, nem tampouco quando serão votadas eventuais mudanças.
Atualmente, tramitam diversos projetos de lei no Congresso Nacional com objetivo de promover mudanças e até revogação do Estatuto do Desarmamento. Em novembro do ano passado, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou uma proposta que permite a concessão de licença para o porte de arma de fogo para proprietários e trabalhadores rurais maiores de 21 anos.
Ainda de acordo com Maia, uma das prioridades da Câmara na volta do recesso parlamentar é a pauta da segurança pública. “Estamos trabalhando de forma muito firme uma reforma na lei de combate ao tráfico de drogas e a uma nova legislação em relação ao sistema carcerário. Hoje a cadeia não é mais escola do crime, é o QG do crime. Precisamos criar uma nova estrutura para tirar isso de lá”, completou.
Rodrigo Maia participou da posse da nova diretoria do Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros no Estado de Goias (Sincor-GO), que será comandado pelo deputado federal Lucas Vergílio (SD).