COMPARTILHAR

O prefeito Sandro Mabel (UB) oficializou a retirada do vereador Igor Franco (MDB) da função de líder do Executivo no Legislativo municipal. O prefeito confirmou a decisão e deve enviar o ofício à Câmara ainda nesta sexta-feira, 29, sem definir por enquanto quem assumirá a vaga. A mudança ocorre às vésperas da coletiva marcada por Mabel, às 11h30, no Paço Municipal, para tratar sobre a taxa do lixo, cuja revogação foi aprovada em primeira votação na Casa na quinta-feira, 28.

A saída de Igor da liderança, porém, também está ligada a desgastes políticos internos. Segundo apuração da coluna Bastidores, o vereador teria condicionado apoio de colegas parlamentares a sua pré-candidatura a deputado federal em 2026 à oferta de vagas na gestão municipal, apresentando nomes ao Paço. O movimento, no entanto, foi rejeitado pelo prefeito, que se recusou a atender às periodicidades.

Sem retorno positivo, Igor Franco intensificou as articulações pela criação da Comissão de Inquérito Especial (CEI) da Limpa Gyn, instalada na última semana. A iniciativa foi interpretada como uma forma de pressão sobre o Executivo, mas acabou abrindo um novo foco de atrito com Mabel. Embora a CEI tenha concentrado seus trabalhos em atos de gestão no passado, o desgaste político resultou na perda de influência do vereador, que já começou a perder cargos ligadas ao seu grupo — entre eles, o seu irmão, Diogo Franco, exonerado da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia (Sedicas).

Cotado para assumir liderança

Cotado para substituir Igor, o vereador Thialu Guiotti (Avante) desconversa quando questionado sobre a questão. No entanto, tanto colegas parlamentares quanto auxiliares de Mabel já o veem “exercendo a liderança” da prefeitura.

Leia também: Thialu Guiotti “já está liderando” por Mabel, dizem interlocutores

Pré-candidatura de Igor Franco leva “balde de água fria” em meio a articulações de CEI na Câmara