Em visita a Goiânia para a inauguração das obras do BRT Norte/Sul, o presidente Lula da Silva (PT) recebeu uma imagem do Divino Pai Eterno e o convite para participar da Romaria, em Trindade. Durante passagem pela Capital, o presidente participou de entrevista à Rádio Difusora, veículo de comunicação de inspiração católica dos missionários redentoristas.

O reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio, fez o presente em nome do santuário, um dos principais centros de peregrinação do Brasil. O objetivo é abençoar o trabalho do presidente à frente do Brasil e, além disso, fazer um apelo para que ele visite a Romaria ao Pai Eterno”, disse o apresentador.

Ao receber a imagem, Lula pediu que seu assessor e chefe de gabinete incluísse a visita na sua agenda.

Romaria do Divino Pai Eterno

A Romaria do Divino Pai Eterno, realizada anualmente em Trindade, é considerada a maior festa religiosa dedicada à devoção ao Pai Eterno no Brasil. Com raízes que remontam ao século XIX, a manifestação de fé atrai milhões de fiéis de diversas partes do país e do mundo, que se reúnem na cidade para participar das celebrações.

A tradição começou em 1840, quando os fazendeiros Constantino e Ana Rosa de Oliveira encontram uma pequena medalha de barro que representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. O objeto foi considerado um sinal divino, o que impulsionou a construção de uma capela na região. Desde então, a devoção ao Divino Pai Eterno cresceu e, em 1912, a primeira igreja dedicada a Santíssima Trindade foi erguida na cidade. Anos mais tarde, o atual Santuário Basílica foi construído para acolher os milhões de fieis que acompanham a festividade.

A Romaria acontece tradicionalmente entre os meses de junho e julho. Em 2024, por exemplo, mais de 3,9 milhões de pessoas passaram pela cidade durante os 10 dias da festa, segundo dados da Polícia Militar. Os fiéis participam de procissões, missas, novenas e outras atividades religiosas, muitas vezes realizando longas caminhadas como forma de agradecimento ou pedidos de bênçãos.

Leia também:

Em Goiânia, Lula posa para fotos com governador em exercício e ministros; veja vídeo

“Adriana é uma pessoa que merece ser levada em conta pelo povo de Goiás”, afirma Lula em Goiânia