Lula mantém hegemonia na Bahia e seria eleito presidente no primeiro turno

Petista tem mais votos que todos os outros pré-candidatos juntos, mostra pesquisa

Lula se encontra com trabalhadores do metrô de Salvador, em agosto deste ano | Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, com folga, a corrida pelo Palácio do Planalto em 2018 na Bahia. Após visitar dezenas de cidades em sua caravana pelo Nordeste, um novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/11), comprova a altíssima popularidade do petista na região.

Quarto maior colégio eleitoral do Brasil, o Estado daria para Lula mais da metade dos votos válidos, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas.

No cenário em que Geraldo Alckmin (SP) é o candidato do PSDB, Lula teria 48,9% dos votos; seguido do deputado federal Jair Bolsonaro, com 12,9%; da ex-senador Marina Silva (Rede), 8,8%; e do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), 6,2%. O tucano só aparece na quinta colocação, com 4,4%.

Veja:

Lula (PT) – 48,9%
Jair Bolsonaro (Patriotas) – 12,9%
Marina Silva (Rede) – 8,8%
Ciro Gomes (PDT) – 6,2%
Geraldo Alckmin (PSDB) – 4,4%
Alvaro Dias (Podemos) – 2,3%
Henrique Meirelles (PSD) – 1%
Manuela DÁvila (PCdoB) – 0,5%
Nenhum – 11,5%
Não sabe – 3,5%

Pouco muda quando o nome de João Doria (PSDB) é incluído na pesquisa: os tucanos permanecem na “lanterninha”, empatados tecnicamente com Álvaro Dias (Podemos) e à frente apenas do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), 1%; e da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), com 0,5%.

Veja:

Lula (PT) – 48,2%
Jair Bolsonaro (Patriotas) – 12,3%
Marina Silva (Rede) – 9%
Ciro Gomes (PDT) – 6,4%
João Doria (PSDB) – 5,2%
Alvaro Dias (Podemos) – 2,4%
Henrique Meirelles (PSD) – 1%
Manuela DÁvila (PCdoB) – 0,5%
Nenhum – 11,6%
Não sabe – 3,3%

Histórico

A Bahia é um reduto histórico do PT e deu ao ex-presidente vitórias expressivas em 2002 e 2006, quando obteve 55% e 66% dos votos válidos (no primeiro turno), respectivamente. O mesmo se repetiu em 2010 e 2014, quando Dilma Rousseff (PT) recebeu 62% dos votos válidos em ambas eleições.

4
Deixe um comentário

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
josue neto

esperar o que do Nordeste……sempre gostou de coronel….e ladroes;

Rogério José Vilela

Só que, graças a Deus, não existe só baiano no Brasil.

marcio ricardo de oliveira

como um povo como o Baiano possui memoria curta troca o voto por bolsa família ver o lula em maracutaia construiu tantas obras no exterior que muito desse dinheiro gasto não somente no exterior como aqui em propinas poderia ser aplicado no estados e municípios inclusive na Bahia mas parece que o povo ai gosta de esmola mesmo enfim quando tiver pobre que não gosta de trabalhar não somente na Bahia como em outros estados o lula fica sendo o salvador da patria

ziro

Reacende o separatismo e a vingança pessoal do chefão no País. É o cangaço alinhado com os comunistas bolivarianos que só pensam na implantação de uma ditadura, na apropriação do cidadão por esse Estado.