Lista dos políticos mais influentes de Goiás nas redes sociais

Estudo mostra o governador Marconi Perillo em primeiro lugar, seguido por Delegado Waldir e o senador Ronaldo Caiado

O governador Marconi Perillo (PSDB) é o político de Goiás mais influente nas redes sociais, de acordo estudo realizado pela Eureka Comunicação com dados colhidos via Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics.

Segundo a empresa, a cobertura em tempo real da agenda do “Goiás na Frente” tem influenciado positivamente o tucano. Lançado no semestre passado, o programa deve injetar cerca de R$ 9 bilhões em todos os municípios goianos. Para tanto, Marconi e os auxiliares visitam as cidades para firmar os convênios — que são transmitidos ao vivo pelas redes sociais.

A novidade deste ranking em comparação com os anteriores da Eureka Comunicação é a alternância na segunda colocação. Houve redução nas interações nas páginas do senador Ronaldo Caiado (DEM), o que o fez o democrata ser ultrapassado pelo deputado federal Delegado Waldir (PR).

Outro fator que contribuiu para a troca na vice-liderança foi a repercussão da notícia de que o deputado do PR foi retirado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados às véspera da votação do relatório que recomendava o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por suspeita de corrupção.

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD) aparece na quarta colocação dos mais influentes de Goiás. Ativo nas redes sociais, o jovem parlamentar assumiu a presidência da Comissão de Cultura da Câmara Federal e tem se destacado na defesa do setor. Além disso, ele posta vídeos andando de skate e indicando livros. É cotado também para ser vice em uma eventual candidatura do vice-governador José Eliton (PSDB) ao governo de Goiás em 2018.

Critérios

O ranking é elaborado de acordo com três critérios: interação, alcance e engajamento. A soma deles (que pode ir de um a 11) resulta no índice “influência”.

O governador Marconi Perillo marcou oito em interações, sete em alcance e nove em engajamento (24 em influência). O deputado-delegado Waldir Soares (PR) registrou nota oito em interação, oito em alcance e sete em engajamento (influência 23). Caiado, o terceiro colocado, alcançou oito, sete e sete respectivamente (chegando a 22 pontos de influência)

O ranqueamento analisou plataformas no Facebook e Twitter entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2017. O estudo define interações como curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets. “Alcance” são as interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado. E engajamento é o numero de interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado.

Veja abaixo:

Marconi Perillo (PSDB)
Interações: 8
Alcance: 7
Engajamento: 9

Influência: 24

Delegado Waldir (PR)
Interações: 8
Alcance: 8
Engajamento: 7

Influência: 23

 

Ronaldo Caiado (DEM)
Interações: 8
Alcance: 7
Engajamento: 7

Influência: 22

 

Thiago Peixoto (PSD)
Interações: 7
Alcance: 6
Engajamento: 7

Influência: 20

 

Major Araújo (PRP)
Interações: 7
Alcance: 6
Engajamento: 6

Influência: 19

Jorge Kajuru (PRP)
Interações: 6
Alcance: 5
Engajamento: 8

Influência: 19

 

Daniel Vilela (PMDB)
Interações: 6
Alcance: 5
Engajamento: 7

Influência: 18

José Eliton (PSDB)
Interações: 5
Alcance: 5
Engajamento: 8

Influência: 18

 

Evandro Magal (PP)
Interações: 6
Alcance: 4
Engajamento: 6

Influência: 16

Iris Rezende (PMDB)
Interações: 5
Alcance: 4
Engajamento: 6

Influência: 15

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.