Ação vem após o  depoimento dos irmãos Miranda na CPI da Covid, onde relataram indícios de irregularidades nos documentos de compra da  vacina indiana Covaxin

Jair Bolsonaro | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil


O senador goiano Jorge Kajuru (Podemos-GO) e os colegas de Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e Fabiano Contarato (Rede-ES), pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 28, a investigação do presidente Jair Bolsonaro por suposto crime de prevaricação. A relatora do caso será a ministra Rosa Weber.

A notícia-crime apresentada pelos parlamentares vem com base nos depoimentos dos irmãos Luis Miranda e Luis Ricardo Miranda à CPI da Covid, na semana passada. O Supremo deve decidir se pede à Procuradoria-Geral da República (PGR) para abrir uma investigação formal sobre o caso.

Durante depoimento na CPI, os irmãos relataram ter alertado  Bolsonaro sobre as pressões sofridas pela liberação vacina indiana Covaxin. Após o servidor Luis Ricardo constatar indícios de irregularidades nos documentos, as negociações pararam. Entre as irregularidades está um pagamento antecipado de US$ 45 milhões a uma empresa que não constava no contrato.

Bolsonaro disse antes da fala dos irmãos à CPI, que não foi avisado sobre as suspeitas envolvendo as negociações.