Senador deixa o Cidadania após episódio em que gravou e divulgou áudios com o presidente Jair Bolsonaro

Senador Jorge Kajuru (Cidadania) / Foto: Divulgação

Jorge Kajuru anunciou na tarde desta quinta-feira, 15, filiação ao Podemos. O senador foi “convidado a se retirar” do Cidadania após episódio em que gravou e divulgou áudios com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em que “combinam” a forma de agir na CPI da Covid, a ser instalada no Senado, além de fala polêmica contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em vídeo que aparece ao lado do deputado federal José Nelto, presidente do partido em Goiás, Kajuru diz que tem um “namoro” com o Podemos há um ano com o líder no Senado, Álvaro Dias.

“Eu pedia a espera em função de outros companheiros senadores para que eu ficasse mais para o partido [Cidadania] não perder a liderança. Eu já queria sair há muito tempo”, aponta.

Kajura ainda aponta que com sua filiação, o Podemos passa a ser o terceiro maior partido do Congresso Nacional, com nove senadores. “Caminhamos para a vice-liderança, pois outros senadores também querem por tudo que o Podemos representa”, avalia.

A relação do senador com o Cidadania já estava desgastada e o telefonema com o presidente Bolsonaro teria sido a gota d’água.