Justiça condena oito postos de combustíveis de Rio Verde por aumento abusivo no preço do etanol
04 fevereiro 2015 às 15h29

COMPARTILHAR
Posto Campeão, no mesmo município, já havia sido condenado pela prática e teve sentença confirmada na última terça-feira (3/2)
A juíza Lília Maria de Souza determinou que oito postos de combustíveis de Rio Verde aumentaram o preço do etanol hidratado de forma abusiva e os condenou a pagar indenização coletiva. As ações foram movidas pelo promotor de Justiça Márcio Lopes Toledo que acionou, no total, 33 postos de combustíveis pela prática abusiva.
Os postos condenados foram o Auto Posto Rio Verde, Abobrão, Campestre, Auto Posto Visão, Barrinha, Araguaia, Promissão e Florestal. Eles estão proibidos de aumentar o preço do etanol hidratado sem justa causa, sob pena de multa diária de R$ 500,00.
Todos deverão também pagar o valor de R$ 20 mil a título de dano moral, a ser revertido ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor de Rio Verde.
O Posto Campeão, também em Rio Verde, já havia sido condenado pela prática de aumento abusivo. A sentença do desembargador Walter Carlos foi a mesma da juíza no caso dos oito postos de combustíveis.
A empresa já havia sido condenada, mas recorreu alegando liberdade de mercado. O desembargador afirmou, com base no parecer da Procuradoria-Geral de Justiça, que embora não haja tabelamento de preços, o aumento não pode ser dado de forma aleatória.
*Com informações das assessorias de comunicação do Ministério Público de Goiás e do Tribunal de Justiça de Goiás