Justiça condena BBC a pagar jornalista que recebia menos por ser mulher
11 janeiro 2020 às 14h00
COMPARTILHAR
Samira Ahmed irá recuperar diferença salarial de até seis vezes em relação ao seu colega de trabalho
Conforme noticiado pela própria BBC, a emissora de notícias foi condenada pela Justiça de Londres a pagar o valor retroativo dos salários da jornalista Samira Ahmed relativo a 700 mil libras esterlinas. O Tribunal reconheceu que a jornalista recebia salário inferior ao seu colega de emissora, Jeremy Vine, por ser mulher.
Ahmed é âncora do programa Newswatch e recebia 440 libras esterlinas por cada episódio levado ao ar pela rede de televisão. Com apoio da União Nacional dos Jornalistas de Londres, o processo foi levado à Justiça contra a BBC para que ela recebesse o mesmo valor Vine, de 3.000 libras esterlinas por programa transmitido. O valor recebido pelo colega no programa One’s Points of View, durante os anos de 2008 a 2018 era cerca de seis vezes maior que o da apresentadora.
Na Justiça, a BBC justificou que “a função que os dois jornalistas desempenhavam eram muito diferentes”. No entanto, de acordo com o julgamento, o Tribunal disse que “a rede de televisão não apresentou provas suficientes para comprovar a diferença nas funções, programas ou perfil dos apresentadores”. Na Inglaterra, é lei desde a década de 1970 que homens e mulheres tenham salários iguais para as mesmas funções.