Juiz determina prisão de Evo Morales por suposto tráfico de menor

17 janeiro 2025 às 19h38

COMPARTILHAR
Um juiz determinou a prisão do ex-presidente da Bolívia Evo Morales. A ordem do juiz ocorreu após Evo não comparecer, pela segunda vez, a uma audiência para resolver o pedido de prisão preventiva em um caso envolvendo o suposto tráfico de uma menor durante o seu mandato.
“Determina-se [que] um mandado de prisão seja emitido contra o acusado [Evo Morales]”, afirmou Nelson Rocabado, juiz de Tarija, Sul da Bolívia. A decisão foi anunciada durante a audiência transmitida pelo canal estatal Bolivia TV.
Evo fui acusado formalmente pelo Ministério Público pelo crime de tráfico de pessoas. O órgão já havia solicitado um mandado de prisão para o ex-presidente em outubro de 2024, durante a investigação.
Durante a audiência, o juiz classificou Morales como “rebelde” e afirmou que “o julgamento será suspenso até que ele se apresente”.
Segundo a investigação, o ex-presidente começou um relacionamento com uma jovem de 15 anos em 2015, quando ainda era presidente, e os pais dela consentiram em troca de benefícios. O relacionamento teria resultado no nascimento de uma filha um ano depois.
O Ministério Público também afirma que os pais da adolescente a inscreveram na “guarda juvenil” de Morales “com o único objetivo de ascender politicamente e obter benefícios […] em troca de sua filha menor”.
Leia também
Duas capitais e mais de uma bandeira; saiba curiosidades da Bolívia