José Eliton visita países europeus para estreitar relações comerciais

Até o dia 4 de julho, o vice-governador de Goiás promove o estado em reuniões com autoridades e grupos empresariais da Rússia, Belarus e Polônia

José Eliton em visita à indústria de | Foto: Divulgação

José Eliton em visita à indústria de fertilizantes de Belarus | Foto: Divulgação

O vice-governador José Eliton (PP) está em viagem oficial à países europeus desde o dia 22 de junho, visitando três países com o objetivo de cumprir agenda de negócios. A comitiva, que conta ainda com empresários goianos, já passou pela Rússia e por Belarus, onde fica até esta terça-feira (30). Na quarta-feira (1º), José Eliton desembarca em Varsóvia, na Polônia, onde fica até o  retorno do grupo, no sábado (4).

Segundo José Eliton, a viagem é resultado de uma reivindicação do próprio setor empresarial, que estará presente nos compromissos oficiais. De acordo com ele, é necessário buscar alternativas e parcerias para superar as dificuldades da crise da economia brasileira. Os destinos foram escolhidos após levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Rússia

Na Rússia, a comitiva se reuniu com autoridades políticas e diplomáticas, chefes de setores comerciais e representantes de indústrias e redes de empresas . O vice-governador e os empresários visitaram a capital Moscou e a cidade de São Petesburgo.

José Eliton destacou a Rússia como um país de destaque nas relações comerciais com Goiás. Segundo ele, na última missão oficial, que ocorreu há quatro anos, o comércio com o país foi ampliado em 149%. “Nossos interesses são convergentes. Temos que aproveitar essa janela de oportunidades”, afirmou ele. E completou: “Queremos crescer de mãos dadas com a Rússia”.

A Rússia tem, segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Pedro Alves, um grande interesse em comprar carne, grãos e açúcar goianos. Os russos têm ainda uma produção de adubos e fertilizantes que interessa aos produtores do estado.

José Eliton durante visita à Fundação Skolkovo | Foto: Divulgação

José Eliton durante visita à Fundação Skolkovo | Foto: Divulgação

A comitiva visitou ainda a Fundação Skolkovo, um parque tecnológico em construção no país. Na ocasião José Eliton afirmou que o governo de Goiás se esforça em fortalecer parques e condomínios tecnológicos no estado. Ele completou dizendo que o intuito é “aperfeiçoar nossas iniciativas e aprender com as experiências da Rússia”.

Em São Petersburgo, o primeiro compromisso foi na Câmara de Indústria e Comércio Local de São Petesburgo. Ali foi assinado um acordo de cooperação que colocou Goiás na lista de integrantes da Câmara. Assim, empresas goianas terão maiores facilidades no comércio e na comunicação com agências governamentais, além de assistência para atuar no mercado russo.

José Eliton apresenta panorama do estado na Câmara de Indústria e Comércio de São Petesburgo| Foto: Divulgação

José Eliton apresenta panorama do estado na Câmara de Indústria e Comércio de São Petesburgo| Foto: Divulgação

O acordo abrange as áreas de indústria, agricultura, comércio, ciência e tecnologia,logística, infraestrutura e turismo. Na ocasião, José Eliton falou sobre a economia goiana no seminário Goiás-Rússia, que contou também com a presença da vice-presidente da Câmara, Ekaterina Lebedeva. O deputado destacou no evento o crescimento do estado e as relações comerciais com 150 países.

 

Belarus

A comitiva chegou a Minsk, capital de Belarus, no domingo (28), onde visitou a fábrica de tratores MTZ Belarus. O objetivo foi negociar a instalação de uma unidade da empresa em Goiás. O vice-presidente da MTZ, Vladimir Makarenko, deverá finalizar a proposta nos próximos dias e virá à Goiás em julho ou agosto para analisar as possíveis áreas de funcionamento da indústria.

Comitiva visita a fábrica de tratores MTZ Belarus | Foto: DIvulgação

Comitiva visita a fábrica de tratores MTZ Belarus | Foto: DIvulgação

José Eliton visitou ainda a Companhia Belaruskali, que trabalha com fertilizantes, cujos principais parceiros são Brasil, China, Índia e sudeste asiático. No mesmo dia foi assinado um suplemento ao Acordo de Cooperação entre Goiás e Minsk, firmado em 2010, com o envolvimento do governador de Minsk, do Comitê Executivo da Região de Minsk e com a participação de representantes dos Ministérios da Indústria, Agricultura e Consórcio de Indústria.

Nesta terça-feira (30) foi realizado o seminário Estado de Goiás na Federação da Câmara de Comércio e Indústria de Belarus, que precedeu uma rodada de negócios. O encerramento da visita à Belarus se dará com visita ao complexo histórico Dudutki, localizado no distrito de Pukhovichi.

Polônia

O compromisso na Polônia é apresentar as potencialidades de Goiás para grupos poloneses na Câmara Polonesa de Comércio (KIG). Participarão da reunião os embaixadores do Brasil na Polônia e membros da Câmara Polonesa de Comércio (KIG) e da Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial (PARP).

Também estão agendados compromissos com o vice-ministro de Relações Exteriores, Leszek Soczewica, e com o ministro da Economia, Janusz Piechocinski. Ainda na quinta-feira (2), a comitiva se reúne com o vice-presidente do grupo Carrefour, Thierry Etchemendigaray.

Na sexta-feira (3), José Eliton se reúne com o vice-presidente da Agência Polonesa para o Desenvolvimento Empresarial (PARP). Depois, visitará a Biedronka, maior rede de supermercados da Polônia. Os compromissos oficiais se encerram com uma visita técnica ao Parque Tecnológico de Varsóvia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.