Joaquim Barbosa critica Dilma por declaração sobre consulta ao MPF: “Degradação institucional”

Ex-ministro afirmou que presidente reeleita não dispõe de “pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise”

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou na noite da última segunda-feira (22/12)) a declaração da presidente Dilma Rousseff de que vai “consultar” o Ministério Público Federal (MPF) antes de nomear ministros citados em depoimentos de delação premiada da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Joaquim Barbosa postou quatro tweets na rede social Twitter, nos quais classificou a decisão da petista como “degradação institucional”. “Há sinais claros de que a chefe do Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise”, escreveu.

Ainda no microblog, o ex-ministro alfinetou os possíveis próximos ministros do STF: “Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, que poderiam esclarecer: Ministério Público não é órgão de assessoria!”.

Veja os posts abaixo:

Reprodução / Twitter

Reprodução / Twitter

Durante café da manhã com jornalistas na última segunda-feira (23/12), a presidente revelou que anunciará os novos ministros do segundo governo até o próximo dia 29. “Eu consultarei o MP mais uma vez. Para qualquer pessoa que for indicar, eu consultarei”, afirmou no evento.

Desde a assinatura dos depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, a lista oficial dos políticos acusados de ter recebido propina é mantida em segredo de Justiça. (Com informações da Agência Brasil)

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Plinio Marcos Rocha

Apresento o documento “Quem
“Apenou” Sem Competência Pode, e Deve, Ser Considerado”, https://pt.scribd.com/doc/250898079/Quem-Apenou-Sem-Competencia-Pod
, onde estamos contestando a opinião de joaquim barbosa quanto a preocupação de
Dilam Rousseff em obter do Procurador-Geral da República informações sobre
possíveis investigações do Ministério Público dos indicados a Ministros de
Estado.