Iris volta atrás e decide regulamentar Uber por decreto

Agenda do prefeito de Goiânia mostra solenidade para assinatura do texto. Decisão causa mal-estar com vereadores

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), surpreendeu a todos ao decidir regulamentar os aplicativos de transporte particular, como o Uber e o 99POP, por meio de um decreto.

Uma fonte encaminhou ao Jornal Opção a agenda do decano peemedebista para esta sexta-feira (6 /10). Às 15h30, está marcada a solenidade para regularizar o “uso de aplicativos para exploração de transporte urbano viário.”

A decisão vem três meses após Iris ter garantido, durante entrevista à imprensa, que iria encaminhar um projeto de lei à Câmara Municipal para tratar sobre o tema. Inclusive, havia se comprometido com o presidente do Legislativo, vereador Andrey Azeredo (PMDB), que a decisão não seria monocrática.

“Designamos uma comissão para estudar o caso, porque foi feita uma solicitação do presidente da Câmara que em vez de decreto, fosse projeto, eu achei importante, é uma questão que deve ser discutida, porque fala da segurança da população”, afirmou o prefeito no dia 4 de julho.

No entanto, a imagem abaixo, embora não esteja nos sites oficiais da Prefeitura de Goiânia (a última agenda disponível é a do dia 1º de outubro), mostra o contrário.

Foto: reprodução

Se confirmada, a regulamentação abrirá uma nova aresta entre o Paço e a Câmara Municipal. Apesar da maioria apoiar os aplicativos de transporte particular, há uma parte dos parlamentares que defende a exclusividade dos taxistas. A saída seria, então, construir um projeto que garantisse a competitividade do táxi.

Com o decreto, que é uma decisão monocrática do prefeito, ou seja, não precisa de ser chancelada pelo Legislativo, há a expectativa de retaliações. Inclusive por parte de aliados.

8
Deixe um comentário

5 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Paulo machado

Se o decreto for parecido com o do Df,os usuarios nao vao perder tanto,somente um aumento na tarifa para pagar impostos que a prefeitura tanto almeja. A ideia do Iris e que is carro sejam emplacados. Em goiania(que e um absurdo) sejam credenciados na agência mun de transito, paguem as taxinhas, e que os veiculos tenham no maximo 5anos. Ate ai tudo bem, so que os taxistas continuam co. Regalias que o uber nao tem como; isencao de ipva; isencao ou reduçao do icms na aquisição ;pontos e locais definidos pela prefeitura sem custos. E o valor da tarifa do… Leia mais

Marcos

Bom dia quero parabenizar o prefeito Iris pela atitude de regularizar o Uber e outros aplicativos de transporte taxi e bom porque a livre concorrencia gera qualidade e preço melhor porque o preço de uma corrida de taxi em Goiania parece o preço de viajar daqui a São Paulo e mais caro do que uma corrida em BH.Parabêns Prefeito

Bruno

Se não tem dinheiro, vai de bicicleta. Ahahahaha

luzia caldas

ele foi pressionado, esse cara palida, corporativista

Jayme Ribeiro da Costa Filho

Acho ótimo a decisão do prefeito, porque é injusto o taxista pagar impostos, sofrer fiscalizações e os motoristas particulares só buscarem o lucro. Além disso hoje qualquer marginal pode dirigir pra Uber e espero que seja exigido atestado de antecedentes.
Com a limitação de números de carros e controle sobre a frota a população vai ter segurança no serviço e o motorista vai poder lucrar um pouco mais. Já que hoje só quem ganha são as empresas inchando o número de carros a seu serviço e levando o lucro pro exterior.

Luciano Ferreira

Parabéns ao prefeito Iris Rezende.
Será que a maioria dos vereadores que defendem os taxistas, não estão defendendo interesses próprios e deixando totalmente de lado o interesse da população que tem uma opção mais barata e moderna de transporte?

Intelec

Moderna!?
Como é burro!
Se Foce um drone, ai poderia chamar de moderna.
Como tem gente hipócrita!?
Sendo que tudos são carros, seja uber seja táxi, os carros do uber é muito pior do que os carros do táxi.

Demagogia total desses MBL

silvio barbosa de souza

esse prefeito deve ter recebido alguma mala de dinheiro do uber, no minimo estranho, e sim colocou a câmara dos vereadores todinha no quem manda aqui sou eu seus bostinhas, ô prefeito escroto, eu por ex.como vereador botava o barraco abaixo.