A Secretaria da Economia de Goiás disponibilizou a tabela com os valores venais dos veículos que servirão de base para o cálculo do IPVA 2026. Os dados foram seguidos da Tabela Fipe, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A consulta pode ser feita de forma online no portal da Secretaria da Economia. Para acessar as informações, o proprietário deve informar marca, modelo, versão e ano de fabricação do veículo, dados que constam no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Segundo o superintendente de Controle e Auditoria da Secretaria da Economia, Marcelo Mesquita, o aumento médio do imposto em 2026 será de aproximadamente 2,7%, acompanhando a variação dos valores da Tabela Fipe.

O calendário do IPVA 2026, com prazos, descontos e opções de pagamento, foi divulgado no último dia 16 de dezembro. A principal novidade é a possibilidade de parcelar o licenciamento junto com o IPVA.

O vencimento da primeira parcela, ou da cota única, será em 15 de janeiro de 2026. Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 8% no valor do imposto.

De acordo com a Secretaria da Economia, a estimativa de arrecadação com o IPVA em 2026 é de R$ 4,02 bilhões, recurso que é dividido entre o Estado e os municípios goianos.

A consulta completa da tabela de valores venais pode ser feita diretamente no Portal da Economia, na área destinada ao IPVA.

Para consultar, o contribuinte pode seguir os senguites passos:

  1. Acesse o site da Secretaria de Economia;
  2. Clique em “Calendário de Vencimentos e Tabela de Valor”;
  3. Depois em “Consulta Histórico Valores dos Venais dos Veículos”;
  4. Insira a marca, modelo, versão e ano de fabricação do veículo.

Leia também

Débitos parcelados de ICMS, IPVA e ITCD vencem na segunda-feira