INSS alerta beneficiários que tem CPF com final entre 0 e 9 contra golpes; saiba como evitar
08 agosto 2024 às 19h33
COMPARTILHAR
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou novo comunicado para beneficiários sobre novos golpes que vem sendo aplicados. Segundo a denúncia, o golpe consistem em idosos recebendo mensagens de SMS ou WhatsApp informando que têm direito ao benefício, mesmo sem terem solicitado. Os golpistas, então, marcam dia, hora e local para um encontro, onde apresentam um boleto de cobrança pelos “serviços” prestados.
Ao Jornal Opção, o advogado previdenciário Henrique Dantas informou que esses golpes são frequentes e comuns. “Muitas vezes idosos recebem ligações e e-mails fora dos canais oficiais do INSS e acabam compartilhando dados e até enviando dinheiro aos criminosos. O INSS nunca faz contato fora de canais oficiais”, explica.
Henrique explica que muitas vezes os criminosos conseguem os dados dos idosos através de vazamentos em massa. “O INSS tem sua base de dados em sigilo. Porém, muitas vezes essas informações são compartilhadas com bancos e instituições financeiras que em algumas ocasiões acabam sendo vítimas de vazamentos. Esses golpistas pegam esses dados na internet e começam a assediar esses jovens em busca de dinheiro”, explica.
O advogado relata que caso receba essas ligações a orientação é sempre desconfiar. “Se tiver alguma dúvida se alguma informação é verdade ou não, o beneficiário deve entrar em contato com o 135 ou acessar o site do INSS. Nunca se deve passar nenhuma informação por telefone, já que isso ajuda os golpistas”, diz.
“É muito difícil identificar essas quadrilhas pois elas atuam de forma muito descentralizadas e usam laranjas. Caso a pessoa seja vítima de algum desses golpes, ela deve buscar a Polícia Civil e fazer o boletim de ocorrência para que a polícia seja informada e possa começar a investigação e, em casos raros, você possa reaver seu dinheiro”, afirma.
Segundo Henrique, caso esse criminoso venha a ser identificado, ele responderá na esfera criminal pelo crime de estelionato. “Mesmo as polícias tendo certa dificuldade para identificar essas quadrilhas, é possível desmantelar. Existem operações da Polícia Civil de Goiás e da Polícia Federal contra esses grupos de estelionatários. Caso ocorra a prisão, eles serão indiciados por estelionato na esfera criminal”, diz.
Leia também:
Detran-GO altera regras para prazo de suspensão da CNH
CRLV e DPVAT agora são obrigatórios para evitar multas de trânsito