Inova Goiás cria rotas de inovação em áreas estratégicas do Estado

Serão 14 polos de excelência em vários setores produtivos integrados a redes de desenvolvimento tecnológico que produzam pesquisas relevantes para as atividades

| Foto: Marco Monteiro/ Governo de Goiás

Um dos polos é o metal mecânico, referente a indústrias das cidades de Anápolis (foto), Luziânia e Catalão | Foto: Marco Monteiro/ Governo de Goiás

O Inova Goiás, um programa voltado para inovação e desenvolvimento tecnológico do Estado, foi lançado pelo governador Marconi Perillo nesta quarta-feira (2/9). Ele consiste em um conjunto de ações de fomento coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) com investimentos que somam mais de R$ 1 bilhão.

Uma das inovações do programa é a criação de polos de excelência em áreas estratégicas da economia de cada região produtiva de Goiás. Segundo o governo, o objetivo é que estes polos se tornem referência nacional dos setores em que se destacam. Deste modo, Goiás ganha mais competitividade e as empresas do estado ganham mais eficiência.

Os polos serão integrados aos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) para garantir pesquisas relevantes aos setores estratégicos. Com investimento superior a 54 milhões de reais, os Itegos serão referência em formação profissional e suporte tecnológico às empresas e companhias do Estado.

Serão, ao todo, 14 rotas de inovação, cada uma voltada para uma área do setor produtivo: alimentos e bebidas; turismo; metal mecânico; tecnologia da informação; confecção; fármacos, medicamentos e biotecnologia; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; logística; energia alternativa e eficiência energética; tecnologia em construção; lácteos; equipamentos médicos hospitalares; etanol; e mineração.

O programa também vai promover investimentos em Desenvolvimento e Pesquisa voltados especialmente para cada uma das áreas estratégicas. A previsão é de recursos na casa dos R$ 50 milhões. Outra novidade é a criação do Portal da Inovação Goiano, pensado para facilitar o acesso às informações sobre inovação no estado.

Confira todos as rotas de inovação criadas pelo Inova Goiás:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.