Influenciadores digitais podem ser duramente afetados por mudança do Instagram

Análise aponta que ocultar número de curtidas deve custar caro a usuários que utilizavam plataforma para trabalho

Foto: reprodução

Começou nesta quarta-feira, 17, o teste do Instagram de ocultar o número de curtidas das publicações de usuários da rede social. Na prática, as curtidas continuam sendo contabilizadas e a lista de likes segue disponível em cada publicação, a diferença é que a foto não vem acompanhada do número total.

De acordo com a análise do portal Olhar Digital, a mudança deve afetar diretamente influenciadores que utilizavam da plataforma para demonstrar os números de engajamento. “Para quem usava esses dados como marketing, essa pode ser uma mudança de paradigma importante”, considera o portal.

Ainda na análise do site, o teste no Brasil deve significar que os primeiros experimentos, feitos no Canadá ainda em maio, foram bem-sucedidos. Desde o começo do ano a gestão da rede publicou que os testes iriam observar se a mudança afetava os números de acesso. Segundo o Instagram, a ideia é que o conteúdo oferecido na plataforma seja o destaque — não as curtidas que ele recebeu.

Por fim a análise do portal destaque que os influenciadores terão dificuldade em comprovar seus números de engajamento e que só restará o número de seguidores para servir como métrica.  Dessa forma, usuários que compram seguidores, prática comum na plataforma, deve se nivelar com números dos influenciadores. Para se destacar, a partir de agora, será preciso a criação de conteúdos com maior originalidade, aponta o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.