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Especialistas dizem que sites de jornais devem pensar em conteúdo, não apenas em design

Especialistas em criação de sites de jornais, brasileiros e estrangeiros, sugerem que, paralelamente ao design e a funcionalidade, é preciso pensar na criação de conteúdos. Eles dizem que, quando se preocupa tão-somente com o desenho, com sua plasticidade, costuma-se cometer um erro. Porque o design é mais meio do que fim. Do ponto de vista do desenho, da imagem, os sites estão muito parecidos. O que vai distingui-los, cada vez mais, é o conteúdo. Por isso, os especialistas indicam que, antes de se encomendar um projeto, que se apresente por escrito, e detalhadamente, o que se quer colocar no site. Um site bonito atrai, para os primeiros acessos, mas, se não encontram nada de interessante, os leitores caem fora rapidamente

Mulheres superam proletários e “tomam” o poder. Jovem assume comando de jornal de 101 anos

O filósofo alemão Karl Marx e o bolchevique russo Vladimir Lênin acreditavam que, um dia, “dirigidos” pelo Partido Comunista, o proletariado chegaria ao poder. Já as feministas, mais modestas, apostam em igualdade de condições entre homens e mulheres, para que estas possam se desenvolver livremente. O capitalismo, que Marx avaliava como o modo de produção mais revolucionário da história — o “Manifesto Comunista” faz a apologia da burguesia e do capitalismo —, acabou por gerar uma revolução pouca divulgada, porque silenciosa e pacífica, mas absorvente e profunda. As mulheres, e não os proletários, estão ampliando seu raio de atuação em vários setores da sociedade. A Alemanha (quarta potência internacional), terra de homens durões e supostamente autoritários, é governada por Angela Merkel. O Chile, país que passou pela cruenta (e modernizadora) ditadura de Augusto Pinochet, é gerido por Michelle Bachelet. Dilma Rousseff é presidente do Brasil, sétima maior potência mundial. São três mulheres competentes, modernas e íntegras. No jornalismo, depois de Ruth Aquino no comando do jornal “O Dia” e como redatora-chefe da “Época” (é o segundo cargo mais importante da revista) e de Eleonora Lucena como editora-executiva da “Folha de S. Paulo” (cargo abaixo apenas do diretor de redação Otavio Frias Filho, um dos proprietários; ela dirigia o dia a dia do jornal), agora se tem uma mulher, Mariana Carneiro, na direção de redação de um jornal que está no mercado há 101 anos. Mariana Carneiro assumiu o comando de “A Tarde”, um dos principais diários da Bahia.

SBT contrata Kennedy Alencar, repórter e comentarista altamente qualificado

Kennedy Alencar, depois de atuação destacada na “Folha de S. Paulo”, foi contratado pelo SBT para fazer comentários políticos e organizar entrevistas. O SBT passa a impressão de que investe pouco, mal e de maneira episódica em jornalismo — como se fosse uma atividade secundária —, mas a contratação de um repórter altamente qualificado, como Kennedy Alencar, indica que a rede dirigida por Silvio Santos, embora não queira ser uma “Globo” ou uma Record, decidiu investir um pouco mais em informação de primeira linha.

O Popular publica sinopses de cinema sem erros. Mas redação permanece estressada

Vale o registro: depois das críticas do Jornal Opção, o “Pop” passou a publicar sinopses de filmes mais bem cuidadas. Os textos estão saindo sem erros. A revisão geral do jornal melhorou — o que prova que a editora-chefe, Cileide Alves, está mais atenta do que se pensava. Uma fonte Um dos problemas da redação do “Pop” é o alto grau de “estresse”. Não se sabe exatamente a causa, mas o clima na redação é de um “negativismo” que impressiona.

A TV Record chega forte e atropela a TV Anhanguera-Globo

A TV Record Goiás anda desbancando a TV Anhanguera-Globo, que já não é mais a mesma (eventualmente, perde também para a TV Serra Dourada). Recentemente, a Record atropelou a Anhanguera, com média superior durante todo o dia. Orlando Loureiro, o diretor de Jornalismo da Anhanguera, é competente e sério. Mas fica-se com a impressão de que não encontrou o “ponto g” do sucesso jornalístico. Sua equipe é eficiente — a apresentadora do “Jornal Anhanguera”, da segunda edição, melhorou muito; só precisa sorrir um pouco mais, para não parecer autômato —, mas, com a tevê aberta popularizada, parece que não soube definir um eixo (a Anhanguera, ao misturar o popularesco com o chique, perde sua identidade). Com isso, com a Record mais definida, estabelecida num nicho mais popular, a Anhanguera cai, e a concorrente melhora seus índices. Com a Record é assim: goste-se ou não, assiste-se. O “Balanço Geral” é visto pelo rico, pela classe média e pelo pobre. O pobre admite, a classe média desconversa e o rico às vezes confessa que vê. O fato é que todos veem e, no geral, aprovam, principalmente nos dias em que Oloares Ferreira, que percebeu que jornalismo, nos tempos modernos, tem um quê de entretenimento. Por isso, além de apresentador, é uma espécie de showman, supercompetente e adorado pelos telespectadores. A Record de Goiás é tão forte, assim como a TV Serra Dourada, que a Globo mandou olheiros secretamente para examinar os programas da emissora. Não para copiar, e sim para entender porque a Anhanguera às vezes leva um “banho” federal de tevês, a Record e a Serra Dourada, que trabalham com estruturas bem menores, porém, não raro, mais eficientes.

A competência da Contato Comunicação na criação e organização de eventos

imprensamil O esmero da agência Contato Comunicação na organização de seus eventos impressiona. As coisas funcionam por música, como se estivessem acontecendo naturalmente, sem planejamento (planejamento é igual gramática: aprendido, deve ser esquecido, para que pareça natural). As profissionais que recebem e explicam os fatos às pessoas não são os “autômatos” tradicionais. Qual é a causa? A competência e a criatividade do casal Iúri Rincon Godinho e Adriana Alves Ferreira Godinho, que, líderes natos, organizam muito bem suas equipes, que trabalham visivelmente com alegria. No mais recente evento, no Hotel K, que é muito melhor por dentro do que por fora — o que é bom —, a Contato, mais uma vez, funcionou muito bem. Na quinta-feira, 13, quando a agência entregou o 4º Prêmio Mais Influentes da Política em Goiás, políticos (Ronaldo Caiado, Adriana Accorsi e Giuseppe Vecci pareciam extremamente felizes), empresários e jornalistas puderam notar a eficiência da Contato. Em seguida, a divulgação rápida e precisa na internet, por exemplo no Facebook, mostra o quanto Iúri e Adriana estão atentos à modernidade dos novos meios de comunicação. Eles sabem usá-los com elegância e discrição. Parece que foi ontem: a Contato faz 28 anos em agosto. É uma quase balzaquiana: bela, enxuta e precisa.