Ilan Goldfajn é indicado para assumir presidência do Banco Central
17 maio 2016 às 08h47

COMPARTILHAR
Indicação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles ainda tem que ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado Federal
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou na manhã desta terça-feira (17/5) o nome de Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, como novo presidente do Banco Central (BC). Ele já foi diretor de Política Econômica do próprio BC no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2000 e 2003.
O substituto do atual presidente, Alexandre Tombini, é economista com mestrado pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), ele já atuou em organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e as Nações Unidas.
Para tomar posse no Banco Central, Goldfajn ainda tem de ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal e ter seu nome aprovado por esta comissão e também pelo plenário daquela Casa – assim como os diretores que forem por ele indicados.