Uma idosa de 74 anos morreu no início da tarde desta quinta-feira, 26, dentro da sauna de um clube de Caldas Novas. De acordo com a Polícia Científica de Goiás, a princípio, o motivo da morte seriam causas naturais. O Serviço de Verificação de Óbitos de Caldas Novas foi acionado e a família já está vindo de Minas Gerais pra buscar o corpo.

A turista foi identificada como Maria Madalena da Cruz. O laudo da Polícia Científica para saber o que causou o óbito deve ficar pronto dentro de 30 dias.  O episódio aconteceu nas dependências do CTC Caldas Novas. A reportagem entrou em contato com o clube, que não quis se pronunciar sobre o caso.

A médica geriatra Sarah Melo explicou que pessoas idosas, geralmente, sofrem com desidratação, em maior ou menor grau. Além disso, se tiver algum comprometimento pulmonar, o idoso pode sentir desconforto em saunas.

A médica relata, inclusive, que muitos pacientes se queixam de desconforto quando estão em saunas. “As pessoas não são muito bem instruídas e muitas vezes não escolhem o melhor momento nem o tempo correto de estar nesses espaços”, explica Sarah, lembrando que é necessário se hidratar bastante para aproveitar esses espaços com saúde.

A geriatra alerta ainda que sauna não é um ambiente pra se ficar muito tempo. “O recomendado é de 10 a 15 minutos”, reforça. Além, disso, caso a pessoa sinta qualquer mal estar, como vômito, tontura ou falta de ar, deve sair imediatamente do ambiente. “E também nunca se deve utilizar a sauna depois de atividades físicas. Deve-se usar apenas para relaxamento”, arremata.

Segundo especialistas, apesar de trazer inúmeros benefícios, é importante passar por uma consulta médica antes de decidir frequentar uma sauna. Pacientes com doenças cardíacas, por exemplo, devem evitar o ambiente. O mesmo vale para quem sofre com problemas de pele. E apesar de um estudo recente ter afirmado que a sauna pode ser frequentada por gestantes, alguns médicos orientam que grávidas não entrem nesses espaços, uma vez que o calor excessivo pode causar má formação do feto.