IBGE: produção industrial do país registra queda de 0,7% em novembro

Dados divulgados nesta quarta-feira confirmam estagnação do setor industrial depois da queda em setembro e elevação de apenas 0,1% em outubro

Foto: Arquivo ABr / Fotos Públicas

Foto: Arquivo ABr / Fotos Públicas

A produção industrial brasileira caiu 0,7% em novembro de 2014, passando a acumular ao longo do ano passado retração de 3,2%, na série livre de influências sazonais. A queda de novembro confirma a estagnação do setor industrial que já fechou outubro com elevação de 0,1%, depois de apresentar queda em setembro, de 0,3%.

Em novembro, houve retração em 11 dos 24 setores pesquisados e em três das quatro grandes categorias. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal-Produção Física Brasil (PIM-PF) e foram divulgados nesta quinta-feira (8/1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando a comparação é feita com novembro de 2013, o recuo da produção foi ainda mais significativo (-5,8%) – é a nona taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais forte desde junho do ano passado (-6,9%). Já o indicador acumulado nos últimos 12 meses, também 3,2%, manteve a trajetória de queda iniciada em março de 2014 (2%) e representou o maior resultado negativo desde janeiro de 2010 (4,8%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.