O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia o primeiro teste nacional para realização do Censo 2022

Goiás teve o município de Damolândia, a 60 km de Goiânia, escolhido para ser a cidade que recebe o teste para realização do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Previsto para junho do ano que vem, a definição da cidade goiana foi feita devido a sua localização e também pela situação pandêmica atual. 

O teste acontece de 4 de novembro até meados de dezembro. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nas 27 unidades da Federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores. 

Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o município de Damolândia imunizou completamente, com as duas doses ou vacina de dose única, 61,85% da população. Em relação à primeira dose, o índice é de 83,03%.

Teste para o Censo

A cidade goiana possui cerca de 3 mil habitantes. No teste, serão seis recenseadores percorrendo seis setores censitários que cobrem todo o município.

Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia. 

Além dos questionários e da abordagem ao informante, os testes vão avaliar, em campo, toda a infraestrutura tecnológica preparada para a operação, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMC), semelhantes a um smartphone, e os sistemas de captação, transmissão e acompanhamento das informações coletadas. Para a realização do teste nacional, as Unidades Estaduais do IBGE vêm mobilizando as comunidades locais.  

Segundo o IBGE, para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes seguirão todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel.