Idade média dos casos e das mortes por covid-19 sofre queda, aponta Fiocruz

A queda seria em decorrência ao avanço da vacinação

Vacinação contra a Covid-19 | Foto: Jucimar Sousa

Segundo o Boletim Observatório Covid-19, publicado na quinta-feira, 22, pela  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a idade média dos casos e das mortes de covid-19 sofreu uma queda. O estudo que analisou as semanas epidemiológicas (SE) 1 (3 a 9 de janeiro) e a 27 (3 a 10 de julho) de 2021 mostrou que a média de internação foi de 62,5 anos para 53 anos e óbitos de 73 anos em janeiro e agora 65 anos. 

As informações foram conseguidas através do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SivepGripe) e mostraram também que houve uma redução nas internações em leitos de terapia intensiva na faixa etária de 50 a 59 anos e redução de casos na faixa de 40 a 49 anos.

O estudo ainda concluiu que não houve aumento de mortalidade nos Estados nas últimas semanas. Também houve uma redução nos casos de covid nos Estados do Rio Grande do Norte, Rondônia e em Alagoas. No Piauí, no Acre, no Pará e em Sergipe a redução de óbito foi expressiva. Os Estados do Roraima, de Mato Grosso e de Santa Catarina mantiveram o número de casos de covid e o Paraná, o Mato Grosso e São Paulo continuaram com o número de mortalidade alto.

Os cientistas envolvidos na pesquisa atribuíram a redução da média á campanha de vacinação que tem evoluído gradativamente no país. Mesmo que de forma lenta, os avanços da imunização no Brasil já começaram a surtir efeitos no quadro pandêmico.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.