Homenagens e documentário inédito abrem Fica 2017

No Cineteatro São Joaquim, secretária Raquel Teixeira destacou novo formato e enalteceu alcance do festival

Em noite prestigiada no Cineteatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, a secretária de Educação, Cultural e Esporte, Raquel Teixeira, abriu a 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).

O evento foi marcado pela homenagem ao cineasta Manoel Rangel, ex-diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e pela estreia mundial do documentário “Caminho do Mar”, dos diretores Bebeto Abrantes e Juliana Antunes.

Durante discurso, Raquel Teixeira reforçou a preocupação do festival em privilegiar as discussões sobre o cinema ambiental na maior parte da programação do evento e destacou a capacidade do cinema de promover reflexões.

“A arte é maravilhosa porque ela propicia ocasião para denúncias, às vezes de forma sutil, às vezes de forma conflituosa. Através da arte, do cinema, através da sensibilidade, eu fico sabendo de um problema que afeta a ecologia na Amazônia e em todo planeta”, destacou.

Após anunciar que o Fica 2017 ampliou o número de mostras de cinema e que nesta edição serão mais de 100 filmes, a secretária convidou o cineasta Manoel Rangel para receber um troféu simbólico por sua contribuição ao cinema brasileiro. “A iniciativa do Fica trouxe a questão ambiental para a cena cinematográfica e fez de Goiás uma referência nessa discussão”, avaliou ele, após falar sobre o carinho especial que tem pelo estado, onde viveu parte de sua juventude.

Prestígio

Secretária entrega homenagem aos Correios | Foto: divulgação

Ainda durante a abertura, houve o lançamento de carimbos comemorativos e selos personalizados dos Correios em homenagem aos 19 anos do Fica e aos 160 anos do Cineteatro São Joaquim.

As estampilhas possuem quantidade limitada, já os dois carimbos comemorativos estarão disponíveis na Agência dos Correios de Goiás pelos próximos 30 dias.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.