Hemocentro reúne motociclistas para dar início à Semana do Doador de Sangue

Nove motoclubes já confirmaram participação no evento, que será realizado no HGG neste sábado (22/11).  

O Hemocentro de Goiás realiza, neste sábado (22/11), em parceria com o IdTech – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano, a abertura da Semana do Doador de Sangue. No Hospital Alberto Rassi (Hospital Geral de Goiânia – HGG), a partir das 9 horas, membros dos principais clubes motociclistas do Estado se reuniram para provar que, além de aventureiros, são companheiros daqueles que precisam de ajuda para “continuar na estrada”.

hgg

O ato de solidariedade contará com trilha sonora rock’n’roll e, de acordo com o instituto, são esperados cerca de 200 motociclistas de nove motoclubes. Além dos aficionados pelas duas rodas, o grupo de escoteiros Clube da Flor de Lis também confirmou presença no evento, que será realizado na recepção do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital. O espaço servirá como uma estrutura provisória de coleta de sangue, composta por cadastro, pré-triagem, entrevista, sala de coleta e outra para o lanche.

Para a coordenadora de coleta do Hemocentro de Goiás, Katiuscia Freitas, o evento envolvendo os motociclistas ajudará a quebrar preconceitos sobre os doadores de sangue. “Muita gente acredita que pessoas com tatuagem por exemplo não podem doar. Mas podem, desde que tenha sido feita em um período superior a um ano”, explica. São outros requisitos para a doação: ter acima de 50 quilos, ter até 69 anos e gozar de boa saúde.

O Hemocentro de Goiás, que abastece os hospitais públicos do Estado, como o Hospital Geral de Goiânia, precisa constantemente de doações. De acordo com a chefe do Serviço de Hematologia, Yana Rabelo, o HGG utiliza cerca de 400 bolsas de sangue por mês para a realização de cirurgias, terapia intensiva e tratamento clínico. “Todos os pacientes estão sujeitos a transfusão de sangue. E este é um tipo de material exclusivamente humano, que não existe para comprar ou qualquer outro substituto”, explica a médica.

Semana do Doador

Além da atividade no HGG, a Semana do Doador de Sangue continuará até o sábado seguinte. O Hemocentro fará um evento com homenagens especiais aos doadores que comparecerem no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, e no dia 29, será realizada uma ação no Parque Vaca Brava.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.