Gustavo Mendanha apresenta projeto “Cidade Inteligente” ao ministro Gilberto Kassab

Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações entregou documento nesta quarta-feira (31/5)

Gustavo Mendanha e o ministro Gilberto Kassab | Foto: Gustavo Estrela

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), recebeu nesta quarta-feira (31/5), das mãos do prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovações, Cleomar Rocha, o projeto “Cidade Inteligente”. O encontro ocorreu no Hangar do governo do estado, no Setor Santa Genoveva, em Goiânia, antes de o ministro embarcar rumo a Brasília (DF). Ele esteve na capital para participar da solenidade de migração de rádios AM de Goiás e do Tocantins para FM, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

O ministro afirmou que nos próximos dias ele se reunirá, em Brasília, com o prefeito e seus secretários para que, junto com técnicos do ministério, avaliem a viabilidade de apoio – inclusive financeiro – ao projeto da Prefeitura de Aparecida.

Gustavo e Kassab já haviam tido uma conversa preliminar sobre o tema em 16 de março último, também em Brasília. Os deputados federais Thiago Peixoto e Heuler Cruvinel (ambos do PSD), que presenciaram o encontro em Goiânia, se comprometeram a apoiar a viabilização do projeto no âmbito de suas atuações parlamentares.

Independentemente da contrapartida do governo federal, a prefeitura tem autonomia – em todos os aspectos – para implantação do “Cidade Inteligente”. “Mas o que mais almejamos é uma integração com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, principalmente por meio de um projeto deles que é denominado ‘Cidades Digitais’”, explica o secretário Cleomar Rocha. “Também buscamos apoio para a implantação de melhorias via cabeamento de fibra óptica, hardware e software direcionados à conectividade do cidadão e dos órgãos públicos municipais”, acrescentou.

O projeto, vale ressaltar, ganhou recentemente o prêmio Inovacidade 2017. A premiação ocorreu em Curitiba (PR) e foi realizada pelo Instituto Smart City Business America. Aparecida de Goiânia foi a única cidade da região Centro-Oeste do País premiada. Um dos eixos norteadores do “Cidade Inteligente” é colocar à disposição do poder público ferramentas tecnológicas que modernizarão e que irão melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.