Governo lança consulta pública para duplicação da BR-153, de Anápolis até Aliança do Tocantins
23 agosto 2019 às 09h50

COMPARTILHAR
Após reunião com deputado Major Vitor Hugo, ministro Tarcísio Gomes cita concessão do aeroporto de Goiânia, que está em estudo e será feita em outubro do próximo ano

O líder do Governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniram nesta quinta-feira, 22, para discutir uma série de melhorias que serão feitas nos próximos três anos na infraestrutura de transportes de Goiás. O objetivo, segundo os parlamentares, é assegurar um amplo desenvolvimento econômico no Estado, com profundos avanços nos setores de rodovias, ferrovias e aeroportos.
Vitor Hugo destacou, entre as demandas do interesse de Goiás que tem encaminhado ao governo, a duplicação da BR-153, que levará o desenvolvimento ao norte do Estado; e a duplicação da BR-364, a partir do município de Jataí e passando por Mineiros. Tarcísio Freitas informou que o governo tem priorizado a manutenção e a recuperação da malha rodoviária, citando como exemplos as BRs 158, 153, 364 e 452.
BR-153
O ministro informou que o governo lançou a consulta pública da BR-153, de Anápolis até Aliança do Tocantins – vamos ter a duplicação desse trecho, com investimentos a serem realizados no âmbito da concessão. “É importante, neste momento, participar da estruturação deste projeto, na consulta pública, para que já possamos ver necessidades e incorporar dispositivos”, afirmou o ministro. Ele citou também a concessão do aeroporto de Goiânia, que está em estudo e será feita em outubro do próximo ano.
Ainda neste ano, segundo o ministro, será assinado o contrato de prorrogação da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que terá uma contrapartida importante, a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste: “Vamos ligar o Vale do Araguaia, a cidade de Água Boa (MT) a Mara Rosa (GO). Será mais uma ferrovia que vai passar por Goiás, que vai se integrar à Ferrovia Norte-Sul; então, nós viabilizaremos essa importante conexão, e isso transformará a logística do estado.”
Tarcísio Freitas disse que o governo está trabalhando na concessão da BR-060, abrangendo a BR-364, de Jataí até Mineiros; de Mineiros até Rondonópolis; e incluindo a BR-452, até o terminal da hidrovia Tietê-Paraná.