Governo estadual quita repasses da Saúde a municípios
01 dezembro 2016 às 16h28

COMPARTILHAR
Marconi Perillo (PSDB) determinou prioridade à quitação de todos os convênios municipais com recursos advindos do Fex

Em evento realizado nesta quinta-feira (1º/12), o governador Marconi Perillo (PSDB) determinou a quitação de todos os repasses da Saúde para os municípios do Estado. Já foram creditados nas contas das prefeituras, há dez dias, R$ 108 milhões e serão repassados este mês mais R$ 30,4 milhões, relativos a restos a pagar de 2013/2014.
Para o presidente a Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes Baré, a resolução do governo foi positiva. “Foi uma decisão arrojada do governador Marconi Perillo”, avaliou. O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre, também reconheceu o esforço para ajudar os prefeitos a fecharem as contas dos municípios.
Marconi afirmou ter determinado à secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, que desse prioridade à quitação de todos os convênios municipais, com recursos advindos do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (Fex), o que está sendo feito. “A ordem é quitar tudo”, disse.
O secretário de Saúde, Leonardo Vilela, explicou que 30 municípios receberam os repasses em dobro por terem conseguido zerar os casos de dengue. Ele destacou ainda que a saúde em Goiás vem sendo referência para o país. Só esta semana, pontuou, dois ministros de Estado – Ricardo Barros (Saúde) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) – vieram a Goiás para conhecer o Conecta SUS, uma plataforma digital referência nacional em informatização.
No fim da solenidade, Marconi lembrou da solenidade que ocorrerá na próxima segunda-feira (5/12) em que o Crer receberá da Organização Nacional de Acreditação a certificação ONA 3, classificada por ele como “a excelência da excelência, o top das certificações hospitalares”.
Participaram do encontro com os prefeitos o vice-governador José Eliton (PSDB), os secretários de Articulação Política, Sérgio Cardoso (PSDB) e da Secretaria Cidadã, Lêda Borges (PSDB), além de deputados estaduais e secretários municipais de Saúde. (Com informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)