Governo Estadual apresenta medidas de enfrentamento da crise hídrica

Novo decreto irá regulamentar uso da água das bacias do Rio Meia Ponte e Ribeirão Piancó

Rio Meia Ponte | Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 26, o governador Ronaldo Caiado irá apresentar as principais medidas que deverão ser adotadas no Estado diante do período de estiagem deste ano. O enfrentamento englobará as bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte, na Grande Goiânia, e do Ribeirão Piancó, em Anápolis. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, também estará presente.

O decreto irá regulamentar ações adotadas pelo Governo de Goiás e deverá ter duração até o retorno das chuvas, para garantir o uso prioritário da água para os usuários. Com a medida, a captação de água nessas bacias poderá ficar restringida para atividade agropecuária, industrial, comercial, de lazer e outros usos, de modo a priorizar o consumo humano e dessedentação de animais.

A fiscalização será intensificada para que a haja o cumprimento das medidas restritivas ou de suspensão sobre o uso da água e aplicação de sanções legais, caso constatadas irregularidades.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) irá operacionalizar e se responsabilizar pela divulgação de informações técnicas e relevantes da gestão da crise hídrica. O Centro ficará encarregado de produzir informações sobre as vazões nos pontos de controle e níveis de criticidade, por meio da Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.