Governo emite nota em apoio às investigações na Saneago

Polícia Federal deflagrou Operação Decantação, que investiga esquema de corrupção em licitações da empresa de Saneamento de Goiás

O governo de Goiás declarou apoio às investigações que tiveram como o alvo a empresa de Saneamento de Goiás (Saneago). A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagaram na manhã desta quarta-feira (24/8) a Operação Decantação, que investiga esquema de corrupção instalada na Comissão Permanente de Licitação (CPL) e seria de conhecimento da diretoria da empresa.

Em publicação encaminhada à imprensa, o governo afirma que está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e ainda que os procedimentos licitatórios realizados por órgãos, autarquias e empresa da administração estadual “são pautados pela legalidade e transparência”.

Além disso, o Governo de Goiás afirmou que acredita na “idoneidade” dos diretores e superintendentes da Saneago.

Cerca de 300 policiais federais cumpriram 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão na sede de empresas envolvidas e de um partido político, além de residências e outros endereços relacionados aos investigados.

A PF identificou que dirigentes e colaboradores da empresa Saneamento de Goiás S/A (Saneago) promoveram licitações fraudulentas mediante a contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema criminoso.

Recursos públicos federais, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas. Outra forma de atuação da organização criminosa consistia no favorecimento pela consultoria contratada pela Saneago a empresas que participavam do conluio e que eram responsáveis, posteriormente, por doações eleitorais.

Também em nota, a Saneago informou que a companhia “aguarda a conclusão da operação da Polícia Federal para tomar ciência dos fatos e, a partir daí, emitir um pronunciamento sobre o caso”. Confira na íntegra a mensagem encaminhada pelo governo à imprensa:

O Governo de Goiás apoia as investigações em curso na Polícia Federal e no Ministério Público Federal e está inteiramente à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.

Os procedimentos licitatórios realizados pelos órgãos, autarquias e empresas da administração estadual são pautados pela legalidade e pela transparência.

O Governo de Goiás acredita na idoneidade dos diretores e superintendentes da Saneago (Saneamento de Goiás S.A.) e tem a plena certeza de que os fatos apresentados serão plenamente esclarecidos.

Goiânia, 24 de agosto de 2016

Governo de Goiás

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.