Governo emite nota em apoio às investigações na Saneago
24 agosto 2016 às 12h06

COMPARTILHAR
Polícia Federal deflagrou Operação Decantação, que investiga esquema de corrupção em licitações da empresa de Saneamento de Goiás
O governo de Goiás declarou apoio às investigações que tiveram como o alvo a empresa de Saneamento de Goiás (Saneago). A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagaram na manhã desta quarta-feira (24/8) a Operação Decantação, que investiga esquema de corrupção instalada na Comissão Permanente de Licitação (CPL) e seria de conhecimento da diretoria da empresa.
Em publicação encaminhada à imprensa, o governo afirma que está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e ainda que os procedimentos licitatórios realizados por órgãos, autarquias e empresa da administração estadual “são pautados pela legalidade e transparência”.
[relacionadas artigos=”73384″]
Além disso, o Governo de Goiás afirmou que acredita na “idoneidade” dos diretores e superintendentes da Saneago.
Cerca de 300 policiais federais cumpriram 120 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão na sede de empresas envolvidas e de um partido político, além de residências e outros endereços relacionados aos investigados.
A PF identificou que dirigentes e colaboradores da empresa Saneamento de Goiás S/A (Saneago) promoveram licitações fraudulentas mediante a contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema criminoso.
Recursos públicos federais, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas. Outra forma de atuação da organização criminosa consistia no favorecimento pela consultoria contratada pela Saneago a empresas que participavam do conluio e que eram responsáveis, posteriormente, por doações eleitorais.
Também em nota, a Saneago informou que a companhia “aguarda a conclusão da operação da Polícia Federal para tomar ciência dos fatos e, a partir daí, emitir um pronunciamento sobre o caso”. Confira na íntegra a mensagem encaminhada pelo governo à imprensa:
O Governo de Goiás apoia as investigações em curso na Polícia Federal e no Ministério Público Federal e está inteiramente à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.
Os procedimentos licitatórios realizados pelos órgãos, autarquias e empresas da administração estadual são pautados pela legalidade e pela transparência.
O Governo de Goiás acredita na idoneidade dos diretores e superintendentes da Saneago (Saneamento de Goiás S.A.) e tem a plena certeza de que os fatos apresentados serão plenamente esclarecidos.
Goiânia, 24 de agosto de 2016
Governo de Goiás