O projeto precisa ser aprovado pelo Congresso e envolve mudanças na regulação. A empresa deve ser vendida a um único comprador em certame previsto para março

Privatização dos Correios | Marcello Casal Jr./ABr

Os Correios devem ser privatizados em 100% em um único leilão. O projeto do Ministério da Economia tem intenção de ser aprovado pela Câmara dos Deputados já na semana que vem.

Segundo O Globo, o modelo diferente dos planos para a Eletrobras e do que foi feito recentemente na BR Distribuidora, ex-subsidiária da Petrobras, baseada em operações no mercado de capitais. Além disso, a venda dos Correios também deve gerar mudanças na regulação do setor postal, que passaria a se tornar uma mudança da Anatel com outro nome.

Hoje, a iniciativa privada participa da exploração dos serviços por meio de franquias, mas os preços seguem tabelas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que detém o monopólio de vários serviços. Segundo o projeto em votação na Câmara, o monopólio para carta e cartão postal, telegrama e correspondência agrupada continuará com a estatal por mais cinco anos e poderá ser restringido pelo Executivo.