Governo de Goiás se prepara para assumir regulação de leitos de hospitais

Secretário de Saúde do Estado, Leonardo Vilela afirma que municípios do interior reclamam da falta de transparência no sistema da Prefeitura de Goiânia

A Secretaria de Saúde de Goiás se prepara para assumir o sistema de regulação para leitos de hospitais estaduais. Hoje, o serviço que seleciona os pacientes que serão admitidos é administrado pelos municípios, o que tem sido um problema, especialmente em Goiânia.

“Estamos nos preparando para assumir a regulação de todos os hospitais estaduais. Primeiro, vamos prepararam projeto de lei para apresentar na Assembleia e depois elaborar documento para passar pela pactuação do convênio bipartite”, explicou o secretário de Saúde do governo de Goiás, Leonardo Vilela.

De acordo com o secretário, esse é um anseio dos municípios, especialmente por conta da dificuldade em conseguir vagas em Goiânia. “Essa é uma demanda dos municípios porque em Goiânia não temos transparência nenhuma. O município nunca aceitou compartilhar os dados nem com o estado, então temos situações em que pacientes entram na fila, somem da fila, passam na frente e ninguém sabe o porquê ou qual o critério”, reclamou.

Leonardo Vilela e Marconi Perillo foram convidados a comparecer na reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde na Camara Municipal de Goiânia nesta sexta-feira (20/4).
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) também corroborou o posicionamento.

“Peço que os vereadores coloquem essa recomendação no relatório final da CEI, porque pode ser uma solução para o problema da regulação. Tenho certeza que se estivesse na mão do estado, estaria funcionando muito melhor e com total transparência”, disse o tucano.

A regulação de Goiânia já foi alvo de diversas denúncias de fraudes e supostas irregularidades, inclusive o escândalo envolvendo a operação SOS Samu, deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Goiás em 2016.

Deixe um comentário