Secretário de Saúde do Estado, Leonardo Vilela afirma que municípios do interior reclamam da falta de transparência no sistema da Prefeitura de Goiânia

A Secretaria de Saúde de Goiás se prepara para assumir o sistema de regulação para leitos de hospitais estaduais. Hoje, o serviço que seleciona os pacientes que serão admitidos é administrado pelos municípios, o que tem sido um problema, especialmente em Goiânia.

[relacionadas artigos=”123066,123054″]

“Estamos nos preparando para assumir a regulação de todos os hospitais estaduais. Primeiro, vamos prepararam projeto de lei para apresentar na Assembleia e depois elaborar documento para passar pela pactuação do convênio bipartite”, explicou o secretário de Saúde do governo de Goiás, Leonardo Vilela.

De acordo com o secretário, esse é um anseio dos municípios, especialmente por conta da dificuldade em conseguir vagas em Goiânia. “Essa é uma demanda dos municípios porque em Goiânia não temos transparência nenhuma. O município nunca aceitou compartilhar os dados nem com o estado, então temos situações em que pacientes entram na fila, somem da fila, passam na frente e ninguém sabe o porquê ou qual o critério”, reclamou.

Leonardo Vilela e Marconi Perillo foram convidados a comparecer na reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde na Camara Municipal de Goiânia nesta sexta-feira (20/4).
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) também corroborou o posicionamento.

“Peço que os vereadores coloquem essa recomendação no relatório final da CEI, porque pode ser uma solução para o problema da regulação. Tenho certeza que se estivesse na mão do estado, estaria funcionando muito melhor e com total transparência”, disse o tucano.

A regulação de Goiânia já foi alvo de diversas denúncias de fraudes e supostas irregularidades, inclusive o escândalo envolvendo a operação SOS Samu, deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Goiás em 2016.