Governo de Goiás divulga novas regras para prova de vida da GoiásPrev

Prova de vida estava suspensa desde março de 2020. Atendimentos serão retomados de forma remota e presencial

O Governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiásPrev), retomará a partir do dia 20 de janeiro, o recadastramento anual obrigatório (seguro de vida), dos aposentados e pensionistas da previdência estadual. 

O prazo para apresentar a prova de vida foi modificado, passando de 80 para 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), mesmo prazo dos servidores ativos. Devido a pandemia causada pela Covid-19, a prova de vida estava suspensa desde março de 2020.

Serão disponibilizadas duas formas de atendimento: presencial ou por videoconferência. A segunda opção é para aqueles que ainda tem receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades. O atendimento por videoconferência também será disponibilizado para os pensionistas que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar os documentos pelos correios. 

No calendário da GoiásPrev para 2021, a instituição contará com o apoio da Secretaria de Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt-Vupt e dos postos de atendimento do Ipasgo, localizados na capital e no interior do estado. 

Para a gerente de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da GoiasPrev, Marina Ribeiro Moreira, a medida tomada no início da pandemia, em março de 2020, de suspender a prova de vida, beneficiou mais de 60 mil aposentados e pensionistas. A suspensão da prova de vida deixou de bloquear os benefícios dos aniversariantes de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. Marina prevê que até o mês de março será feita a atualização de aproximadamente 9 mil segurados.

O agendamento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas civis e militares será realizado por meio do e-mail da GoiásPrev, unidades de atendimento do Vapt-Vupt e postos do Ipasgo. 

Formas de agendamento

Para agendamento por meio do e-mail da GoiasPrev, deverão ser enviados os seguintes dados: 

• Número de telefone (whatsapp) para contato que tenha câmera para a videoconferência;

• Identidade frente e verso;

• Comprovante de endereço atualizado dos últimos 3 meses com o CEP;

• Se pensionista, Certidão de Casamento/Nascimento atualizada com data dos últimos 3 meses.

Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiro, foi colocado à disposição um kit de recadastramento no site https://www.goiasprev.go.gov.br/ – Kit de Recadastramento para beneficiários residentes fora de Goiás: www.goiasprev.go.gov.br/noticias/459-comunicado-2.html

Para agendamento pelo Vapt-Vupt:

O recadastramento presencial será feito apenas nas agências do Vapt-Vupt com agendamento prévio no site https://vaptvupt.go.gov.br/agendamento – Novo Agendamento – Agendamento Goiasprev

Postos do Ipasgo

Atendimento presencial, agendado por telefones disponíveis no site http://www.ipasgo.go.gov.br – Acesso à Informação – Informações Gerais Ipasgo – http://www.ipasgo.go.gov.br/c/journal/view_article_content?cmd=view&groupId=362113&articleId=12845933&version=1.4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.