Governo de Goiás cria Rede Goiana de Oportunidades

Prioridade da rede será atender alunos da rede pública de educação básica, em especial do ensino médio, e seus familiares

Foto: Fernando Leite | Jornal Opção

Na presença do presidente da Câmara do Deputados, Rodrigo Maia, o governador Ronaldo Caiado assinou nesta segunda-feira, 27, decreto que cria a Rede Goiana de Oportunidades. A iniciativa pretende reunir todas as ações do governo voltadas à Educação, dando oportunidade para o cidadão de ter não apenas uma política de proteção social, mas oportunidade para sair da condição de carência. 

“Na educação nós vamos ampliar esses tentáculos todos, que são as políticas sociais de governo, dando às famílias a oportunidade de poderem sair da condição de carência”, destacou Caiado. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, elogiou o programa e disse que, “Goiás dá exemplo para todo o Brasil”.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, caberá à Rede Goiana de Oportunidades traçar, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, o mapa de oportunidades do território geográfico de todas as unidades escolares da rede pública de educação básica do Estado de Goiás. A prioridade da rede será atender os alunos da rede pública de educação básica, em especial do ensino médio, e seus familiares.

O mapa de oportunidades será apresentado pelo diretor da unidade escolar para todos os pais ou, na ausência destes, o responsável legal, de alunos do ensino médio. As escolas, por sua vez, receberão material direcionado aos pais e alunos produzido pela Rede Goiana de Oportunidades.

A Rede Goiana de Oportunidades, em 2019, será integrada pela rede pública de educação básica, ITEGOs e COTECs, Programa Jovem Aprendiz, Programa Bolsa Universitária, Banco do Povo, SINE e Programas de Formação e Qualificação Profissional. A partir de 2020, serão incluídos o Programa Especial de Fomento ao audiovisual – PEF e os Pontos de Oportunidades que serão desenvolvidos, respectivamente, pela ABC e pelo Gabinete de Políticas Sociais com foco na juventude.

A Rede Goiana de Oportunidades deverá iniciar em 2019 de forma imediata nos 29 municípios da Rede Integrada do Desenvolvimento do Entorno de Brasília – RIDE e nas 10 cidades mais vulneráveis de Goiás conforme o Índice Multinacional das Carências das Famílias Goianas. Segundo o decreto, serão convidados para serem parceiros da Rede Goiana de Oportunidades o SEBRAE, Sesi, Senai, Senac, Senar, Furnas e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste – SUDECO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.