Governador transfere poderes para homenagear os 289 anos de Santa Cruz de Goiás

Cidade foi a primeira capital do Estado

Governador Zé Eliton e o prefeito de Santa Cruz, Mateus Felix

Nesta segunda feira (27), a cidade de Santa Cruz de Goiás tornou-se sede dos três poderes estaduais, com a transferência da capital oficializada pelo Governo de Goiás. O município completa hoje 289 anos desde a sua fundação. Como forma de homenagear um dos berços da história do Estado, o governador Zé Eliton assinou a instalação simbólica dos três poderes para a primeira capital do Estado. Coincidentemente, é data do aniversário do governador.

“Não existe nação ou estado que se desenvolva, sem proteger suas tradições”, disse o governador, enfatizando que o município abrigou bandeirantes que vinham do centro do país para desbravar o Centro-Oeste do país.

Segundo ele, Santa Cruz espelha a “generosidade dos goianos”, abraçando irmãos de outros estados que vêm ou vieram para Goiás em busca de oportunidade. “Hoje, Goiás é um estado moderno, competitivo, um estado que respeita suas tradições históricas”.

Zé Eliton elogiou o gesto do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques Filho, de transferir a histórica sede do Judiciário para o município. “Meus parabéns a essa bela senhora, que recebe a todos de braços abertos”, finalizou.

Ao som de parabéns pra você, executado pela banda de música de Goiandira, o governador cortou do bolo de aniversário em alusão aos 289 anos do município e também simbolicamente oferecido a ele, que hoje completou 46 anos de idade.

Por indicação do prefeito Mateus Félix, personalidades históricas do município receberam a comenda Ordem do Mérito do Anhanguera, nas categorias Gran Cruz e Oficial.

Ao discursar na solenidade, realizada em frente à Paróquia Imaculada Conceição, o prefeito destacou a ajuda do governo estadual para que Santa Cruz pudesse conseguir as certidões negativas e ter acesso aos programas de apoio aos municípios, como o Goiás na Frente. “A nossa cidade passou a ser ouvida pelo governo”, assinalou.

Ele enfatizou as parcerias do governo estadual com a administração municipal e o reconhecimento da importância de Santa Cruz na história de Goiás, a primeira capital do Estado. Em homenagem ao aniversariante do dia, o governador Zé Eliton, Mateus Felix entregou a ele um quadro pintado por uma artista local.

O desembargador Gilberto Marques Filho doou o prédio do antigo fórum do tribunal de Justiça na cidade à prefeitura local. Ele anunciou também a construção de um novo fórum do Judiciário no município.

A solenidade de transferência simbólica dos poderes para Santa Cruz reuniu autoridades do estado, prefeitos da região, a prefeita a cidade de Goiás, Selma Bastos, e moradores do município.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.