Governador em exercício, José Eliton participa de celebrações religiosas em quatro municípios

Em dois dias, tucano visitou os municípios de Posse, Luziânia, Pirenópolis e Formosa. Nesta segunda-feira (15/05) vistoria obras de construção do IML de Aparecida de Goiânia

Governador em exercício em Pirenópolis | Foto: Eurípedes Jr.

Governador em exercício em Pirenópolis | Foto: Eurípedes Jr.

Com a viagem do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), aos Estados Unidos, onde lidera missão comercial, o vice José Eliton (PSDB) é, desde o último sábado (13/5), governador em exercício.

Eliton cumpriu agenda voltada para as tradições religiosas de Goiás no fim de semana. Nesta segunda-feira (15) vistoria, às 9 horas, as obras de construção do Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia.

O prédio está sendo erguido pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e deve ser entregue em setembro deste ano. Superintendente executivo da SSPAP, coronel Edson Costa é quem responde interinamente pela pasta.

No sábado (14/5) à noite, José Eliton visitou o município de Posse, onde participou das tradicionais cavalhadas. O domingo (15/5) do governador em exercício esteve na 188ª Festa do Divino de Pirenópolis que começou com alvorada festiva e missa solene na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. À tarde, José Eliton abriu oficialmente as Cavalhadas no Estádio de Múltiplo Uso, o Cavalhódromo.

Ao lado de embaixadores convidados, da secretária de Educação e Cultura, Raquel Teixeira, e do prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Antônio de Melo (PP), o governador em exercício assistiu à apresentação da Banda Fênix que acompanhou a entrada no estádio de grupos de danças folclóricas, como o congo, a congada, fatura e pastorinhas, e a entrada dos mascarados.

Ainda em Pirenópolis, o governador em exercício participou de almoço com embaixadores convidados pelo governo de Goiás para conhecerem as cavalhadas. José Eliton recepcionou embaixadores do Equador, Horácio Sevilha Borja; da Guatemala, Júlio Monteiro; de Portugal, Francisco Ribeiro, atual, e João Caetano Costa Pereira, aposentado; e de Belarmino, Leoni Kristen, e seu secretário, Ilya Lutski. Também marcou presença o presidente do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Herná Chiriboga e família.

O Circuito das Cavalhadas foi lançado recentemente pelo governo de Goiás para valorizar e divulgar a festa que é tradição em vários municípios.

Ainda no domingo, o governador em exercício, José Eliton, participou nas primeiras horas da manhã da missa de encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, em Luziânia, na região do Entorno do Distrito Federal. A cerimônia, que acontece há 263 anos, é celebrada na Paróquia Santa Luzia, no Centro da cidade, e contou com a presença do prefeito local, Cristóvão Tormin (PSD).

São 11 dias de comemorações, iniciada sempre 50 dias após a Páscoa, que envolve toda comunidade, entre fiéis, comerciantes e população no geral. A tradição herdada dos europeus desde a colonização marca as festividades de Pentecostes e Luziânia foi um dos primeiros locais a realizar a festa que inclui novena, missas, leilões e folia de rua.

José Eliton em Luziânia | Foto: André Saddi

José Eliton em Luziânia | Foto: André Saddi

Para o governador em exercício, José Eliton, eventos como este são a oportunidade para resgatar os valores tradicionais de um povo. “Num momento em que o país expõe a dimensão de uma crise de valores, nada melhor do que reviver e participar de manifestações que ressaltam o sentimento de fraternidade, de fé e de solidariedade que reforçam em cada um de nós a esperança num amanhã melhor”, disse Eliton ao parabenizar toda comunidade pela realização da Festa.

A celebração de encerramento deste ano foi dirigida pelo bispo de Luziânia, Dom Afonso Fioreze, que pregou sobre a importância do Espírito Santo para os católicos. O imperador da festa de 2016, Níverton Meirelles, lembrou que, para realizar uma festa deste porte é preciso ter “pilares de sustentação”, como a orientação do pároco da Paróquia Santa Luzia, padre Eriberto Xavier, e a dedicação de todos os festeiros envolvidos.

O imperador agradeceu ao governador em exercício a tranquilidade na área de segurança durante todos os dias do festejo. “Agradeço a atenção do Estado com nossa segurança pública, foi fundamental para paz deste evento”, disse.

No início da noite, Eliton foi ao município de Formosa para acompanhar a missa de encerramento da Festa do Divino Espírito Santo. A celebração foi realizada na Catedral Imaculada Conceição, no Centro da cidade.

A missa é celebrada pelo bispo Dom José Ronaldo Ribeiro, os festejos são realizados durante dez dias e neste período fiéis e toda comunidade participam de novena, missas, leilões e folia de rua. São 41 anos de tradição que envolve toda a comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.