Governador de Goiás cumpre agenda no Jalapão, Tocantins

Marconi Perillo foi ao estado vizinho para conhecer artesanato do capim dourado, na comunidade de Mumbuca, em Mateiros, dentro do Parque Nacional

Marcelo Miranda, Marconi Perillo e Valéria (ao centro) em visita ao Jalapão | Foto: Reprodução/Facebook

Marcelo Miranda, Marconi Perillo e Valéria (ao centro) em visita ao Jalapão | Foto: Reprodução/Facebook

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, recepcionaram o governador Marconi Perillo (PSDB) e a primeira-dama, Valéria, presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em visita à comunidade quilombola de Mumbuca, no município de Mateiros, Parque Nacional do Jalapão, onde originou-se o famoso artesanato do capim dourado, hoje uma marca mundialmente conhecida e que projeta essa região.

Eles foram recebidos pelo vereador Veloso Vilênio Ribeiro, líder da comunidade, e dona Antônia, que os levaram a conhecer os moradores, cerca de 200, e o trabalho artesanal que desenvolvem com o capim dourado. Com músicas folclóricas e representativas da autenticidade cabocla, os artesãos mostraram como é feito o artesanato com o capim, liderados por Dona Santinha, a mais significativa representante da famosa e saudosa Dona Miúda, pioneira nesse tipo de artesanato.

Marconi e Valeria ficaram impressionados com a beleza do lugar e a simplicidade das pessoas, e agradeceram os moradores pela calorosa recepção. Marconi observou que os exemplos que brotam da força de pessoas simples e dedicadas, como aquelas da comunidade de Mumbuca, enche de alegria e contentamento os visitantes e mostra que a criatividade e a dedicação são ferramentas importantes para melhorar a vida das pessoas, fortalecendo a resistência pela preservação e o aproveitamento da natureza como meio de vida.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.