A Google decidiu investir recursos tecnológicos no processo de modernização da rede estadual de ensino de Goiás. Representantes da multinacional estiveram no estado nesta semana para discutir uso de ferramentas como o “Google for Education” junto da  Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO). A escolha do estado pela empresa estadunidense é uma forma de reconhecimento do compromisso com a digitalização do ensino da rede pública. 

Inicialmente, os representantes da Google realizaram visita ao Centro de Ensino em Período Integral Ismael Silva de Jesus (Cepi Ismael Silva), em Goiânia, acompanhados por profissionais do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor).

“É muito gratificante ver a animação dos alunos ao saber que a equipe do Google viria conhecer como utilizamos a tecnologia nas aulas. Eles estão curiosos para entender como as ferramentas funcionam e como podem se beneficiar delas”, disse Elienay Valeriano Leite, diretor da unidade. 

“Queremos entender melhor como as escolas estão se adaptando ao uso da tecnologia em sala de aula”, compartilhou Rodrigo Pimentel, diretor do Google for Education para a América Latina. Para ele, compreender a realidade das escolas e o cotidiano de alunos e professores é essencial para aprimorar os processos educacionais. 

Parceria 

Na sequência, as equipes foram à sede da Seduc para reunião com a secretária Fátima Gavioli.  “Queremos continuar avançando e garantir que Goiás se mantenha na vanguarda da educação no Brasil”, disse ela ao destacar desejo de intensificar o uso de tecnologias em sala de aula. 

Além disso, Gavioli propôs a criação de um centro de mídias nas escolas para ampliar o uso de Chromebooks, progressivamente substituindo as apostilas tradicionais por ferramentas digitais. A ideia é transformar o ambiente educacional com recursos tecnológicos, promovendo uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e engajadora. Além disso, o uso de Chromebooks (que operam com o sistema Chrome OS, do Google) busca trazer uma abordagem mais sustentável, reduzindo a dependência de materiais impressos e incentivando práticas modernas e ambientalmente conscientes na educação.

Investimentos em infraestrutura

A secretária também pautou o lançamento do projeto “Reformar”, que destina orçamento anualmente aos diretores de escolas para a realização de aprimoramentos na estrutura, com foco na padronização e no conforto dos alunos. A iniciativa é especialmente voltada para as unidades localizadas em áreas de maior vulnerabilidade.

Outro ponto importante mencionado foi o investimento de quase meio bilhão de reais na aquisição de Chromebooks para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Por fim, a secretária anunciou a expansão do programa GoiásTec, que inclui a construção de um centro de mídias referência no país. A parceria com a Google ampliará as possibilidades de mediação tecnológica, impulsionando a evolução do ensino no estado.