Google anuncia ferramenta que traduz textos instantaneamente pela câmera de smartphones

Atualização do aplicativo Google Tradutor inova ao oferecer tradução imediata, sem necessidade de internet, por meio de imagem e áudio

Foto: reprodução / Google

Foto: reprodução / Google

O Google anunciou, nesta quarta-feira (14/1), uma atualização do aplicativo Google Tradutor que promete facilitar a maneira como as pessoas viajam ao exterior: a Word Lens.

Disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, o novo app promete traduzir, instantaneamente, placas, cartazes e qualquer texto em outras línguas.

De acordo com o blog do Google Brasil, basta apontar a lente para o que quiser traduzir e a pessoa verá o texto traduzido sobreposto ao original, na tela do dispositivo. O detalhe impressionante é que o serviço funciona mesmo sem conexão com a internet. Veja:

Por enquanto, a tradução instantânea de imagens está disponível do inglês de e para português, francês, alemão, italiano, russo e espanhol. No entanto, a empresa confirma que está trabalhando para expandi-la a mais idiomas.

O app do Google Tradutor já permite que o usuário use a câmera do smartphone para tirar uma foto de um texto e obter a tradução dele em 36 idiomas.

Em áudio

Com o novo app do Tradutor, também será possível fazer traduções via áudio. De acordo com o Google, basta clicar no ícone do microfone, e ele reconhecerá qual língua está sendo falada.

Uma vez que dois idiomas tenham sido identificados, não será preciso clicar no microfone outra vez: ele traduzirá conforme ouvir, automaticamente:

Todas essas atualizações serão oferecidas a usuários tanto de Android quanto de iOS nos próximos dias. É a primeira vez que algumas funções mais avançadas, como a tradução por imagem, estarão disponíveis no iOS.

Mais de 500 milhões de pessoas usam o Google Tradutor todos os meses, produzindo mais de 1 bilhão de traduções por dia.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.