Goiás será Estado piloto para implantação da CNH digital
27 julho 2017 às 21h57

COMPARTILHAR
Ministro Bruno Araújo revelou ao governador Marconi Perillo que irá testar novo modelo primeiro nas cidades goianas

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), escolheu Goiás para ser o Estado piloto da implantação da concessão da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A decisão foi anunciada ao governador Marconi Perillo (PSDB) nesta quinta-feira (27/7).
Dois fatores pesaram para a escolha do governo federal: primeiro, a relação próxima entre Marconi e Bruno Araújo, que além de correligionários são também amigos; bem como o avanço no processo de digitalização no Detran-GO.
A proposta da CNH-e, ou CNH digital, elaborada pelo Ministério das Cidades, foi aprovada, na última terça (25), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e passará a valer a partir de fevereiro de 2018.
Agora, além do documento físico, os motoristas terão também o arquivo virtual da CNH, por meio de um aplicativo para smartphones. O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital.
Segundo o governo, a carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso.
Como fazer
Para adquirir a CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.
A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.
Depois desse registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.
Veja abaixo vídeo explicativo: