Goiás registra queda em 11 de 12 indicadores criminais neste ano

Secretário de Segurança Pública avalia que as operações policias têm aumentado a sensação de segurança e o combate a criminalidade

Secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior durante coletiva para apresentar dados | Foto: André Costa

Onze dos 12 indicadores criminais monitorados em Goiás nos primeiros sete meses de 2018 registraram queda significativa. A comparação é com igual período do ano passado. Destaque para redução de 11,98% na redução de homicídios. “O empenho das forças policiais foi fundamental nesta conquista”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, nesta quinta-feira (2/8), ao apresentar os números.

De acordo com o relatório do Observatório de Segurança Pública da SSP,  as tentativas de homicídios diminuíram 22,36%, ao passo que os latrocínios caíram 1,75%. “Temos investido constantemente em aumento de viaturas e aparelhamento das nossas polícias”, explicou o secretário.

Foram registradas quedas também em roubos a transeuntes (-33,56%), roubos de veículos (-30,73%), roubos ao comércio (-45,71%) e roubos em residências (-35,51%). “O número de ações e operações policiais tem sido cada vez maior. O resultado é que a sensação de segurança aumenta constantemente”, ressaltou Irapuan.

Furtos a transeuntes cederam 20,79%, enquanto furtos de veículos recuaram 9,78%. Furtos ao comércio caíram 16,28%. Por fim, furtos de residências apresentaram queda de 19,30%.

O único índice que aumentou foi o de estupro. De janeiro a julho deste ano, houve três casos a mais que na comparação com o mesmo período de 2017. “Estamos realizando um esforço constante para coibir esse tipo de crime. Outra medida importante é a conscientização da importância de que as mulheres denunciem essa violência, mesmo quando partir de pessoas do seu próprio convívio familiar”, assegurou o secretário.

Deixe um comentário