Goiás recebe primeira edição do Senasp Itinerante

Iniciativa do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), leva a comitiva técnica da secretaria às cinco regiões do País

Secretário Nacional de Segurança Pública com autoridades goianas |Foto: Divulgação

O secretário nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Paim salientou durante solenidade de abertura da primeira edição do Senasp Itinerante, na tarde desta terça-feira, 6, em Goiânia, que é preciso fazer entregas, na área de segurança, que atenda as necessidades regionais.

Goiás foi escolhido como primeira unidade federativa do País a sediar o projeto, que tem por objetivo aproximar a secretaria dos órgãos de segurança dos Estados compreender as demandas através de debates e troca de experiências.

A iniciativa do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), leva a comitiva técnica nacional da secretaria às cinco regiões do país.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que havia conivência dos governos anteriores com o Estado de insegurança social. Segundo ele, havia falta de apoio para que as forças de segurança agissem.

“Um governante que se acovarda diante das facções não tem prerrogativa para governar. A sociedade precisa que as forças de segurança tenham total prerrogativa para agir. O processo vem avançando com o apoio que temos do governo Jair Bolsonaro. Ação das facções criminosas é um assunto de segurança nacional”, diz.

Caiado diz que é preciso com que os frutos do crime organizados apreendidos sejam repassados de forma imediata para os estados, que estão com dificuldades fiscais. Ele citou o assentamento de famílias sem terra em propriedades rurais confiscadas de narcotraficantes, como exemplo.

O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodney Miranda, reforçou a melhoria dos indicadores da área em Goiás. Ele elencou a queda nos números de homicídios, que teve queda de 14,16% de janeiro a setembro de 2020, em comparação com igual período do ano passado.

“O Centro-Oeste tem puxado a redução de violência e de produtividade de todo o País. Todos os índices, principalmente os de crimes violentos têm sido reduzidos em Goiás”, aponta.

A equipe da Senasp irá às cinco regiões brasileiras apresentar a estrutura de gestão da secretaria e buscar demandas desses atores de Segurança Pública e Defesa Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.