Goiás recebe nota máxima em estudo que avalia reforma previdenciária nos estados
30 setembro 2020 às 19h58

COMPARTILHAR
Ao lado do Estado de Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará também dividem a primeira posição em ranking desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nota técnica em que estuda os impactos das reformas das previdências nos estados. De acordo com a CLP, elas contribuíram com quase 1/3 da economia prevista pela Instituição Fiscal Independente para a reforma prevista no texto do governo federal.
No sistema de avaliação das reformas previdenciárias estaduais, é gerado um score de 0 a 10 que mede os impactos das propostas. São listadas 12 medidas principais que se agregam em oito grupos, cada um somando de um a dois pontos. Os estados que adotaram integralmente a medida recebe o ponto inteiro. Em caso de adoção parcial, é atribuído 50% da pontuação.
No ranking, Goiás desponta como um dos quatro estados que atingiu a pontuação máxima de 10. Empatados na primeira posição, também estão Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará.
Goiás havia apresentado sua reforma no dia 21 de dezembro de 2019. Das 27 unidades federativas, vinte conseguiram aprovar suas reformas da previdência.
De acordo com a nota técnica, com a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, a sustentabilidade fiscal dos entes brasileiros se tornou essencial para o Brasil conseguir retomar o desenvolvimento econômico nos próximos anos para poder prestar serviços públicos de qualidade.
Confira o ranking dos estados:
