Goiás fica entre os cinco Estados com nota máxima em avaliação de gestão pública
05 julho 2022 às 18h51
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Índice de Transparência e Governança Pública de 2022 avaliou os 26 estados e o Distrito Federal em 84 critérios
Apenas o Estado de Goiás e mais quatro estados, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rondônia, receberam conceito ‘ótimo’ no Índice de Transparência e Governança Pública de 2022. Plataformas de transparência, transformação digital e comunicação do governo goiano receberam nota máxima. O ranking avaliou as 27 gestões estaduais.
Para a classificação foi adotado uma grade de 84 critérios subdivididos em oito partes: Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos. Isso tudo para se avaliar os trabalhos do poder público. No cômputo geral, Goiás conquistou nota 83 na pontuação geral, enquanto o primeiro colocado, Espírito Santo, obteve nota 90,4.
Nos quesitos plataformas, transformação digital e comunicação, o Estado goiano teve nota máxima: 100. Em relação à Transparência Financeira e Orçamentária, ocupou o segundo lugar, atrás apenas do Espírito Santo. Além disso, se destacou por aparecer entre os sete estados que divulgam antecipadamente os compromissos diários do chefe do Executivo estadual.
Confira em quais critérios Goiás recebeu nota máxima
O Estado foi avaliado com nota 100 pelo critério plataforma de fácil acesso, como o portal da transparência, dados abertos, canal de ouvidoria e canal para a realização de denúncias anônimas sobre corrupção.
Nota 100 também foi obtida em Transformação Digital, ao apresentar inovações digitais aplicadas à promoção da transparência, atendimento ao cidadão, participação e combate à corrupção (como o uso de Inteligência Artificial). Além de sistema de agendamento digital para 110 serviços à população, o Expresso, índice bem superior ao requerido pela Transparência Internacional, que é de pelo menos 20 serviços.
No quesito comunicação, Goiás registrou a maior nota por apresentar canal telefônico gratuito para atendimento aos cidadãos, contas nas principais redes sociais e canais exclusivos em mensageiros instantâneos para atendimento da população.