Goiás está entre os dez estados que menos perderam qualidade de vida

Pesquisa do IBGE levou em consideração 50 indicadores. Transporte, lazer e educação foram destaques no estado

Goiás é o 10º melhor estado em qualidade de vida. | Foto: Euller França

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que Goiás é o décimo estado brasileiro com melhor qualidade de vida no país. Apesar de ter ficado abaixo da média nacional, o estado apresentou a terceira maior pontuação no quesito transporte e lazer, atrás somente do Distrito Federal e de São Paulo.

A Pesquisa de Orçamentos familiares (POF) estudou questões referentes à perda de qualidade de vida e índice de desempenho econômico das famílias residentes no país. Ao todo, 50 indicadores foram utilizados para realização do estudo, entre eles: moradia, serviços de utilidade pública, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, saúde e alimentação e outros.

As maiores contribuições para Goiás foram transporte e lazer (21,5%) e educação (17,4%). Enquanto o estado ficou com um índice de perda de qualidade de vida em 0,166, a média nacional foi de 0,158.

A pesquisa avalia a qualidade de vida da população através de um índice de perdas ou privações multidimensionais. Os dois principais indicadores são: índice de perda de qualidade de vida (IPQV) e índice de desempenho socioeconômico (IDS).

O Distrito Federal apresentou o menor IPQV do país (0,139). Por outro lado, o Maranhão teve o maior (0,260). Segundo o IBGE o estado nordestino é o que tem pior qualidade de vida. Os três melhores foram Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.